7 benefícios do Networking

Networking é vital para o crescimento das nossas carreiras, mas vou confessar que sempre fui um pouco relutante em relação à isso.



Pensava que teria que fingir agradar pessoas, ou forçar uma conversa e até uma possível amizade para talvez geral algum negócio.

E essa é a realidade para muitas pessoas. De fato, para alguns, o pensamento de iniciar uma conversa com um estranho em uma conferência ou evento traz um pavor absoluto.

Até que me deparei com duas empresas em outro pais onde minha rede de relacionamentos era muito pequena e os custos com Marketing eram muito altos. Resolvi me jogar, literalmente. Me inscrevi em varias câmaras de comércio e grupos de corretores e agentes de viagens e comecei a participar de reuniões semanais.

A cada reunião me sentia mais a vontade com o meu “elevator pitch” e aos poucos aquela sensação sumiu completamente. Hoje tenho certeza da importância do Networking, de construir relacionamentos de longo prazo e criar uma boa reputação ao longo do tempo. Networking envolve conhecer pessoas que você possa ajudar e que potencialmente podem ajudá-lo em troca e não necessariamente forçar algo.

Aqui estão alguns dos principais benefícios de Networking que aprendi nesse curto tempo

1. Fortalecer as conexões comerciais

Networking é compartilhar, não somente doar. Trata-se de confiança e ajuda mutua para alcançar objetivos. A rede é uma ótima oportunidade para trocar conhecimentos sobre as melhores práticas, aprender sobre as técnicas de negócios de seus colegas e ficar a par dos mais recentes desenvolvimentos do seu setor.

2. Obter novas ideias

Sua rede pode ser uma excelente fonte de novas perspectivas e ideias para ajudá-lo em seu papel. A troca de informações sobre desafios, experiências e objetivos é um dos principais benefícios do trabalho em grupo.

3. Obter uma perspectiva diferente

É fácil se envolver no dia-a-dia e tudo virar uma rotina sem graça. Conversando com outras pessoas em seu campo ou com pessoas especializadas em uma área específica, você pode obter ideias que só vêm da visualização de quem esta vendo o negócio de fora

4. Alavancar na sua carreira

Ser visível e ser notado é um benefício da criação de redes que é essencial na construção de uma carreira. Participar regularmente de eventos profissionais e sociais ajudará a tornar seu rosto conhecido. A expansão de seus contatos pode abrir portas para novas oportunidades de negócios, progressão na carreira, crescimento pessoal ou simplesmente novos conhecimentos.

5. Criar confiança

Ao se posicionar continuamente e conhecer novas pessoas, você está saindo efetivamente da sua zona de conforto e desenvolvendo habilidades sociais e autoconfiança inestimáveis, que você pode levar consigo a qualquer lugar.

6. Obter uma resposta para todas as perguntas

Se você tiver uma forte rede de conexões profissionais, pode ter certeza de que alguém dentro do seu grupo poderá responder até às perguntas mais difíceis. E, se não houver uma resposta definitiva, você terá pessoas com quem possa trocar ideias e colocar planos em ação para resolver problemas maiores.

7. Desenvolver relacionamentos pessoais duradouros

Obviamente, o objetivo do trabalho em rede é desenvolver e nutrir relacionamentos profissionais, mas algumas das amizades mais fortes e duradouras são fruto de conexões de trabalho.

Uma boa regra para se preparar é planejar com antecedência e ter alguns pontos relevantes de discussão em mente. Esses pontos não precisam ser necessariamente sobre trabalho, eles podem até ser sobre tópicos como hobbies ou o próprio evento. A ideia é fazer a conversa fluir e deixar espaço para futuros encontros e discussões.


Vivian Lippi

Empresária




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching