Gaslighting, você sabe o que é?

Saiba como evitar o gashlighting no ambiente de trabalho



Os relacionamentos que construímos no trabalho são tão importantes quanto os pessoais, pois em média um trabalhador passa 40 horas semanais em seu ambiente de trabalho. Portanto é indispensável ter uma relação boa com seus companheiros da empresa, porém nem sempre isso acontece. O ambiente corporativo pode ser muito complicado e, em alguns casos, minar a confiança de funcionários competentes e com um bom currículo. O assédio no trabalho é um assunto bastante discutido e, nos últimos tempos, um novo tipo de assédio se tornou bastante comentado: o Gaslighting. Você sabe o que é e como evitá-lo? Confira neste artigo dicas sobre como evitar esse assédio no ambiente de trabalho e não deixar de lado sua confiança.

O que é Gaslighting?

O termo Gaslight surgiu em 1944 vindo de uma peça de teatro em que uma mulher rica era manipulada por seu marido, até o ponto de todos acreditarem que ela estava realmente louca e fosse internada. O Gaslighting funciona basicamente deste jeito, uma pessoa busca minar a confiança da vítima distorcendo, omitindo e inventando situações para que a vítima duvide de sua memória, percepção e sanidade mental de modo que o abusador consiga manipulá-la. No ambiente corporativo qualquer um pode sofrer com Gaslighting, apesar de as mulheres estarem mais propensas a sofrerem deste tipo de abuso, portanto é indispensável analisar as situações e manter sua mente concentrada para que não comece a duvidar de si mesmo e dê aos outros a possibilidade de manipulá-lo.

Como acontece o Gaslighting?

É difícil encontrar uma mulher que não tenha ouvido uma das seguintes frases em algum ponto de sua vida, seja por familiares, relacionamentos amorosos ou até mesmo no ambiente de trabalho:

• Você está louca
• Você é sensível demais
• Foi só uma brincadeira, você não tem senso de humor
• Você não sabe
• Está de TPM?
• Você está errada

Estas são as frases mais utilizadas pelos abusadores para minar a autoconfiança de sua vítima e podem ser utilizadas no ambiente de trabalho seja por colegas ou superiores. Por isso é tão importante estar atenta aos comportamentos de todos ao seu redor e não deixar que estas frases utilizadas para diminuir sua confiança não sejam absorvidas. Hoje se fala muito neste tipo de abuso psicológico, porém há alguns anos esse abuso era propagado de forma indistinta e muitas mulheres se viram sofrendo no ambiente de trabalho ou relacionamentos. Outra forma com que o Gaslighting é praticado no ambiente de trabalho é delegar tarefas de forma duvidosa e distorcida, além de fornecer informações erradas sobre datas e prazos e depois culpar a vítima por ser desleixada com suas responsabilidades.

Como evitar o Gaslighting no ambiente de trabalho?

Saber reconhecer uma pessoa que utiliza o Gaslighting para manipular seus subordinados é um dos primeiros passos, além de entender que você não é louca por ficar em dúvida quando esta técnica é utilizada para confundi-la. É importante manter a calma e procurar ajuda com seus amigos ou até mesmo um acompanhamento psicológico, pois dependendo do caso a confiança da pessoa já está tão abalada que precisará de ajuda profissional para recuperá-la.

Por: Rafaella Ehlke





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching