Inteligência emocional no trabalho

Como controlar os sentimentos no ambiente de trabalho



Em um mundo regido pelo imediatismo, é importante saber controlar os sentimentos e lidar com a frustração. A inteligência emocional é indispensável em qualquer ambiente de trabalho, seja como colaborador ou até mesmo em posição de chefia. Saber validar os medos e inseguranças do outro, agir com empatia e controlar suas emoções são fundamentais para manter um ambiente de trabalho seguro e produtivo.

Como surgiu o termo inteligência emocional?

Apesar de ter surgido da teoria das inteligências múltiplas, o termo Inteligência Emocional foi utilizado pela primeira vez em 1990 e criado por Salovey e Mayer. Já em 1997 foi criada a primeira avaliação que media a inteligência emocional, conhecida como EQ-i 2.0, por Steven J. Stein e Howard. A Inteligência emocional é a forma com que as pessoas lidam com as situações, como se expressam e mantém relações sociais, lidam com os desafios da vida e utilizam as emoções de uma forma efetiva e com significado.

Cinco fatores que influenciam o autoconhecimento

Todas as pessoas lidam de formas diferentes com as situações em sua vida, por exemplo, uma pessoa pode ter coragem de fazer esportes radicais porém ter medo de dirigir, o que é uma atividade corriqueira para a maioria das pessoas. Então é possível afirmar que todas as pessoas possuem inteligência emocional, porém as apresentam em diversos níveis. Dentre os fatores que influenciam o desenvolvimento desta inteligência estão: na forma como eu me vejo, a forma como eu me apresento para os outros, a forma com que eu interajo, a forma como eu utilizo as informações emocionais para a tomada de decisão e a forma como lido com um cenário de mudanças e imprevisibilidade.

Como lidar com a influência emocional

É importante saber lidar com as suas próprias emoções e saber se comunicar no ambiente de trabalho, deixando claro o que pensa e sente, sem agredir ou violar o direito do outro. Mostrar quando uma situação se tornou incômoda é importante para que um comentário em uma reunião, por exemplo, faça com que uma pessoa fique remoendo o assunto por semanas e caso não seja resolvido, isso se intensifique e se torne raiva ou até mesmo ira por parte dos envolvidos. Esta situação incômoda poderá ser evitada caso os sentimentos sejam trabalhados de forma a serem utilizados para resolver conflitos e não gerar mais mal estar entre os envolvidos.

A inteligência emocional influencia em meu trabalho?

Com certeza a inteligência emocional influencia na capacidade produtiva dos colaboradores, caso contrário as grandes empresas não investiriam em salas especiais de descanso para os funcionários como é o caso do Google ou do Facebook. A inteligência emocional está completamente ligada à produtividade do colaborador e sua capacidade de realizar seu trabalho motivado, portanto é indispensável para as pessoas com cargo de chefia terem sua inteligência emocional em controle e transmitir confiança aos seus subordinados, além de validar a diversidade de pensamentos e saber escutar e entender em caso de divergências de opiniões.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario Henrique Meireles, 33 anos, é membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCOACHING) desde 2012. É formado em engenharia pela Universidade e São Paulo - USP - com estágio na SEAS - School of engineering and applied sciences da universidade americana de Harvard. Desde os 23 anos de idade é palestrante e treinador. Seus vídeos e treinamentos já foram vistos por mais de 1 milhão de pessoas online e já treinou mais de 10 mil pessoas em suas palestras em todo o país. O coaching entrou em sua vida como cliente durante a sua atuação como engenheiro e, naturalmente, estava ali determinado uma grande mudança em sua vida ao determinar ser propósito de vida como coach, palestrante e empresário. Sua missão: inspirar pessoas e impactar vidas positivamente com o propósito de mudar o mundo para melhor. É autor da série de livros LIFECOACHING e do Livro À PROVA DE CRISE, com uma proposta de trazer o coaching de forma prática e simples ao público em geral.




Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching