O que te move?

Conhecendo seus valores para aumentar seu poder de ação e realização



Você já parou pra se perguntar por que exatamente você gosta de fazer algumas coisas e outras não?

Por que você desiste de alguns projetos no meio do caminho?

Por que você permanece no mesmo emprego há tanto tempo, mesmo estando insatisfeito?

Por que você está sempre mudando de emprego?

Pois é, são tantas perguntas! E garanto que nesse momento você provavelmente deve estar respondendo para si mesmo: “não sei o por quê! ”

Pois bem, o que determina nossas escolhas são os nossos valores, seja de forma consciente ou inconsciente. 

Os valores nada mais são do que as coisas mais importantes na nossa vida, aquelas das quais não abrimos mão.

Alguns exemplos de valores:

LIBERDADE: provavelmente um dos valores mais fortes de pessoas que optam por trabalhar como autônomos e profissionais liberais, pois se sentem presos diante de uma jornada fixa de trabalho. Necessitam poder fazer seus próprios horários e dispor dessa flexibilidade.

MUDANÇA/VARIEDADE: pessoas que tem este valor muito forte necessitam mudar o tempo todo porque não aguentam fazer todos os dias as mesmas coisas ou cumprir a mesma rotina de trabalho. Tendem a não permanecer muito tempo nos seus empregos. E isso vale também para relacionamentos: acabam logo “enjoando” do(a) namorado(a).

RECONHECIMENTO: pessoas que prezam muito por este valor preferem receber elogios verbais ou em público pelo bom trabalho que fizeram ou pela atitude que tiveram à receber uma bonificação em $ e não receber nem um “parabéns” por isso. 

SEGURANÇA: pessoas que possuem esse valor em maior nível, só arriscam uma mudança ou encaram um desafio desde que tenham planejado muito bem essa transição. Esse é um valor forte de quem permanece muitos anos no mesmo emprego, ganhando um excelente salário que garante sua segurança financeira e, mesmo estando insatisfeito, acaba por evitar se arriscar em outra oportunidade profissional, mesmo que possa se sentir mais realizado.

ROTINA: pessoas que valorizam muito uma rotina definida. Necessitam sempre saber o que fazer no seu dia e no seu local de trabalho. Geralmente, essas pessoas não conseguem lidar muito bem com um imprevisto e se dão muito bem em cargos que precisam repetir continuamente as mesmas tarefas e atividades.

Está fazendo sentido pra você?

Como identificar seus valores pessoais?

A grande maioria das pessoas, não tem consciência de quais são os seus valores e nem de como isso impacta nas suas decisões, relacionamentos e realização de objetivos.

Se você é uma dessas pessoas, a prática abaixo vai te ajudar a definir com mais clareza quais são os seus valores. Pegue papel e caneta e se prepare para refletir e escrever as respostas das perguntas abaixo:

  1. Imagine que um furacão esteja se aproximando da sua cidade ou qualquer outra tragédia que tenha a necessidade de você fugir imediatamente do local onde você está agora. Escolha o que você levaria consigo. Quais as coisas mais importantes da sua vida que você não deixaria para trás?
  2. Quais são as coisas que você mais valoriza na sua área profissional e das quais não abre mão em nenhum emprego?
  3. Quais são as coisas que você mais valoriza na sua vida pessoal e que são o motivo para você levantar pela manhã e ir trabalhar?
  4. Quais são as coisas mais importantes nas suas relações de amizade? Do que você não abre mão para que essas pessoas continuem fazendo parte do seu círculo de amizades? O que você não perdoa?
  5. Outra forma de entender os valores é observar e analisar quais situações lhe deixam muito incomodado, angustiado, com aperto no peito sem saber explicar exatamente o que é. Geralmente quando nos incomodamos com uma situação ou atitude é porque algum valor nosso está sendo ferido ou porque estamos indo contra nossos valores. Pense nas situações e escreva quais são essas situações e que valor está sendo desrespeitado?

Após responder os questionamentos, leia atentamente suas respostas e então, ao lado de cada resposta, coloque o sentimento que cada item descrito desperta em você, o que essa pessoa ou essa coisa, traz de bom pra você. Amor, paz e tranquilidade são valores universais e já estão intrínsecos nas respostas, então, esses não valem.

Agora, dessa lista toda, selecione 10 valores que são as coisas mais importantes na sua vida, que você não abre mão, que se não fizesse parte, ia fazer MUITA falta.

Pra finalizar, da lista de 10, selecione os 5 valores mais importantes pra você, que realmente te movem, que realmente te fazem buscar as coisas que você quer na vida. Coloque os 5 em ordem de hierarquia, sendo 1 para o mais importante e 5 para o menos importante.

Tomando decisões baseadas em seus valores

Olhando para estes valores, você se enxerga neles? Eles fazem sentido pra você?

Conhecer seus valores é fundamental para entender como você funciona, entender que cada pessoa tem seus valores e que é por isso que agimos e reagimos de formas diferentes diante das mesmas situações.

Agora, quando tiver uma decisão para tomar ou escolha para fazer, analise se essa está alinhada com os seus valores. Se não estiver, se pergunte:

 –   “De que forma posso tomar essa decisão respeitando meus valores? ”

 –  “Quais são as opções que tenho para respeitar meus valores, as coisas que realmente são importantes para mim? ”

Autoconhecimento é a chave para a sua realização. Quais valores te movem?





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching