Alimentação Vegana

Conheça mais sobre a alimentação vegana



A alimentação vegana é considerada um estilo de vida já que diferente do vegetarianismo em que as pessoas deixam de consumir carne animal, no veganismo os adeptos deixam de consumir a carne animal e todos os alimentos que são provenientes de origem animal ou que submete os animais a maus tratos e confinamento como, por exemplo, sapatos, roupas, bolsas de couro, maquiagem, perfumes e produtos de lã. Portanto todo adepto ao veganismo é vegetariano, porém nem todo vegetariano é vegano.

Faz mal para a saúde se tornar vegano?

Quando se pergunta se a saúde é prejudicada pelo veganismo a resposta é unânime: não. Muito pelo contrário, se você conseguir substituir as proteínas e manter uma alimentação balanceada sua saúde estará bem melhor do que em uma alimentação rica em proteína animal. No começo será difícil se acostumar a uma vida sem carne, ovos, leites e derivados – caso você os tenha como base em sua alimentação atual, porém a substituição poderá ser gradativa e o hábito será adquirido.

O que come uma pessoa vegana?

Por não consumir carne, ovos e leite, a alimentação vegana conta com o consumo de frutas, verduras, legumes, leguminosas e todos os tipos de grãos. Além dos itens que são facilmente encontrados, atualmente há a produção de itens que não eram encontrados nos mercados nos últimos dez anos como, por exemplo, maionese, queijos, margarina, iogurte, salsicha, hambúrger e sorvetes que são produzidos sem vestígios de origem animal. Outros alimentos que são presentes na dieta vegana são carnes feitas com proteína de soja, pães e tofu.

Como fazer a substituição dos alimentos

É importante ficar atento às proteínas que o corpo precisa para manter suas funções e sempre saudável, para fazer as substituições você pode verificar quais alimentos deixará de consumir e buscar alternativas veganas para manter a dieta saudável. Os ovos, por exemplo, são difíceis de substituir então depende da receita que você estiver fazendo para encontrar uma substituição ideal. Uma opção para substituir os ovos em uma receita para dar liga é a linhaça, você poderá encontrá-la em casa de produtos naturais ou até mesmo em mercados, ao hidratá-la por 10 minutos e acrescentá-la na receita, ela cumprirá o papel de dar liga ao que estiver preparando. Tofu, Vinagre de Maçã e Leticina de soja são outros itens que poderão lhe salvar na hora de fazer uma receita que utiliza ovos em sua composição.

Benefícios da dieta vegana para a saúde

A dieta vegana traz muitos benefícios para a saúde, dentre eles destaca-se uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras tornando-se uma boa aliada no processo de emagrecimento. A falta de gorduras de origem animal evita a obesidade, colesterol, diabetes, doenças degenerativas e a hipertensão, melhorando a qualidade de vida da pessoa que a faz. Outro ponto positivo é que a maioria das toxinas ingeridas é proveniente dos animais, portanto ao seguir uma dieta vegana você estará consumindo uma menor quantidade de toxinas. O consumo das fibras ajudará a regular sua digestão e o funcionamento do intestino. Já as vitaminas consumidas nos legumes e frutas serão aliadas de seu sistema imunológico. Portanto, se você pensa em se tornar vegano é importante ficar atento às substituições dos alimentos, mas saiba que sua saúde não sairá prejudicada ao seguir este estilo de vida.

 

Equipe Inspirando Sucesso


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




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