Alimentos Funcionais

O que é e como devemos incluí-los na nossa alimentação



Um alimento funcional é um produto alimentar capaz de melhorar o desempenho ou fornecer algum benefício para a saúde. A Academia de Nutrição e Dietética (Academy of Nutrition and Dietetics), maior organização de alimentação e nutrição dos Estados Unidos, define tais produtos como qualquer alimento ou ingrediente alimentar modificado que possa fornecer um benefício à saúde além dos nutrientes tradicionais que ele contém. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) define de forma bem semelhante, alegando que esses alimentos devem desencadear efeitos benéficos à saúde, além de sua função nutricional básica e também alertam que devem ser seguros para o consumo sem supervisão médica ou nutricional.

Os alimentos que tiveram quantidades de algum dos seus nutrientes como açúcar, gordura, sódio ou colesterol reduzidas, fazem parte desse grupo. Eles são úteis e benéficos para pessoas que estão em dietas com quantidades controladas desses nutrientes.

Outro exemplo são alimentos que tiveram algum ingrediente natural aumentado, como o caso de alimentos enriquecidos com fibras, vitaminas e antioxidantes. Assim como os que tiveram acréscimo de outro ingrediente que não estava naturalmente presente, como pães e sopas enriquecidos com ácido fólico ou ácido graxo ômega 3.

Alguns iogurtes e laticínios podem ser enriquecidos com bactérias e outros microorganismos benéficos para regular nossa flora intestinal, que são os alimentos probióticos.

Os suplementos também são considerados produtos alimentares funcionais. As bebidas enriquecidas com eletrólitos, proteínas em pó, barras de cereais e outros alimentos com maior teor de proteína e vitaminas. São úteis para repor os nutrientes gastos durante o exercício, fornecer energia, melhorar síntese muscular e performance.

O ideal é que esses alimentos sejam incorporados à uma alimentação balanceada e não que as substituam. O consumo regular destes alimentos ajuda na prevenção de doenças, na melhora da saúde e da qualidade de vida, assim como auxilia em diversos tratamento de doenças já estabelecidas, como é o caso dos produtos “diet”” sem açúcar para aqueles que possuem diabetes ou produtos com menor teor de sódio para portadores de hipertensão arterial.


Dra. Andrea R. C. Moreira

Endocrinologista

- Médica - Endocrinologista pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo - Complementação em Endocrinologia no Hospital das Clínicas da USP - Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Residência de Clínica Médica no IAMSPE - Pós Graduação em Nutrologia - ABRAN Página Facebook: Dra. Andrea Moreira Consultório no Campo Belo Medical Center Av. Vereador José Diniz 3457 Conjunto 1411 São Paulo Contato: 1155311712 / 11995077071




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching