Atividade Física

Benefícios hormonais e metabólicos



A atividade física, praticada de forma regular e constante, promove diversos benefícios metabólicos e regula os nossos hormônios. Confira alguns desses benefícios.

  • Aumento da secreção do Hormônio do crescimento (GH), promovendo maior síntese proteica e queima de gordura, melhorando a composição corporal.
  • Aumento dos hormônios tireoidianos – tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), levando ao aumento do metabolismo, redução do colesterol, melhorando desempenho no exercício.  
  • Aumento do cortisol promovendo uma adaptação ao estresse. O exercício leva ao aumento da conversão do cortisol em cortisona, que é sua forma inativa, e também sua ligação com uma proteína transportadora, a CBG, reduzindo a forma livre (ativa), protegendo os tecidos do excesso do cortisol.
  • Aumento de testosterona, o que aumenta construção muscular por ser um hormônio anabólico, melhorando força e desempenho.
  • Aumento de endorfinas, que são opióides endógenos produzidas pela hipófise promovendo sensação de bem-estar, prazer e relaxamento. Além disso reduzem a percepção de dor e melhoram a performance. 
  • Aumento da massa óssea devido ao aumento do hormônio PTH de forma intermitente, aumento da reabsorção de cálcio e vitamina D. Além disso, o exercício promove micro-traumas que estimulam formação óssea, sendo uma medida essencial na prevenção da osteoporose. 
  • Melhora a sensibilidade à insulina devido ao aumento da expressão dos transportadores de glicose GLUT4 e redução da insulina devido ao aumento do glucagon, catecolaminas e cortisol. 
  • Prevenção de demências devido a uma substância chamada irisina que é liberada pelo músculo em contração. Além disso a atividade física previne e melhora a depressão e ansiedade, também devido ao aumento das endorfinas.
  • Melhora da qualidade do sono devido a regulação da melatonina, hormônio indutor do sono.
  • Prevenção e tratamento da sarcopenia, que é a perda de massa magra com a idade, levando os idosos a uma maior fragilidade, desequilíbrio, risco de doenças e fraturas. 
  • Prevenção da obesidade e controle do peso, reduzindo as citocinas inflamatórias que causam um estado de inflamação crônica.
  • Prevenção de doenças metabólicas como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, além de reduzir risco cardiovascular, mortalidade por câncer e mortalidade de forma geral.

 

Comece o quanto antes para obter todos esses benefícios!


Dra. Andrea R. C. Moreira

Endocrinologista

- Médica - Endocrinologista pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo - Complementação em Endocrinologia no Hospital das Clínicas da USP - Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Residência de Clínica Médica no IAMSPE - Pós Graduação em Nutrologia - ABRAN Página Facebook: Dra. Andrea Moreira Consultório no Campo Belo Medical Center Av. Vereador José Diniz 3457 Conjunto 1411 São Paulo Contato: 1155311712 / 11995077071




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching