Atividades lúdicas para as crianças nas férias

Vai passar as férias em casa? Veja algumas dicas de atividades para estimular as crianças nas férias.



Se você não conseguiu poupar para aquela tão sonhada viagem em família e está sem ideias para entreter os pequenos nesse mês sem escola, confira a seguir dicas de atividades lúdicas que irão estimular o pensamento e desenvolvimento dos pequenos neste momento de descontração familiar. Para estas atividades não haverá necessidade de muito investimento e você poderá aproveitar um tempo agradável em companhia das crianças, além de evitar que elas passem o mês inteiro em frente aos eletrônicos.

Amarelinha

Uma ideia de atividade lúdica e que irá estimular o desenvolvimento dos pequenos é a amarelinha, um jogo bastante conhecido das gerações passadas. Esta atividade além de ajudar na coordenação motora, atividade física, fará ainda as crianças a raciocinarem e se divertirem. Para esta brincadeira é importante ter uma calçada no quintal em que as crianças possam desenhar os quadrados e se divertir e aprender brincando. Nesta atividade é importante sempre o acompanhamento de um responsável para verificar se o local escolhido pelas crianças é seguro e não ficarão vulneráveis a carros e pessoas estranhas circulando nas proximidades.

Origami

Uma das atividades mais interessantes para se realizar com as crianças é criar formatos à partir de um papel. Esta atividade é bastante simples, mas requer coordenação motora. A prática da cultura japonesa já conquistou dezenas de brasileiros e as crianças irão adorar ver seu trabalho dando forma ao que desejam montar. Para fazer origami será preciso material escolar, que você pode comprar a mais ou utilizar os que tem em casa, o ideal é comprar papel de todas as cores para tornar a brincadeira ainda mais divertida. Esta atividade busca estimular a coordenação motora, concentração, além de exigir bastante precisão das crianças para tornar a forma ainda mais perfeita.

Dominó

Outra brincadeira que vem perdendo um pouco o espaço para os eletrônicos é o dominó, que era bastante utilizado como brincadeira pelas crianças da década de 90. O dominó de pontos estimula o raciocínio dos pequenos e reconhecimento das formas e números, já o dominó de cores estimula a capacidade de reconhecimento visual e de cores. Ambos podem ser comprados ou confeccionados em casa, em papel EVA, depende da sua necessidade e são brincadeiras lúdicas que as crianças irão adorar fazer nas férias.

Outras atividades para as férias

Atividades como pintar e desenhar também são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, além de ajudarem a distinguir formas e cores você poderá fazer com que as crianças aprendam também as letras e números se divertindo. Para as maiores é interessante fazer atividades como artesanato, confecção com garrafas pet e materiais recicláveis, além de resgatar brincadeiras das gerações mais antigas como, por exemplo, pular corda, jogos com bola, escravos de jó e tantas outras. Para passar as férias das crianças com qualidade basta ser criativo e procurar atividades que possam além de distraí-las ajudar em seu desenvolvimento, e tudo isso sem precisar gastar muito.

Rafaella Ehlke





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching