Cafeína faz bem?

Entenda qual dose ideal, benefícios e cuidados na hora de escolher o cafezinho!



A cafeína é um estimulante natural encontrado em café, chás e no chocolate. Ela estimula o sistema nervoso central nos deixando mais alerta, mascarando o cansaço.

No cérebro, ela bloqueia a adenosina, que é um neurotransmissor que promove o relaxamento muscular e o relaxamento do próprio cérebro, nos fazendo sentir cansados e nos preparando para sair do estado de vigília para o sono.
A cafeína também eleva os níveis sanguíneos de adrenalina e eleva a atividade da dopamina e norepinefrina no cérebro, gerando um estado de alerta e foco.

Uma ingestão considerada moderada de cafeína para um adulto é de 300 a 400 mg por dia,
mas isso varia dependendo da sensibilidade individual. Para gestantes o máximo recomendado é 200 mg/dia. O excesso da cafeína pode levar a irritabilidade, ansiedade, dores de cabeça, hipertensão arterial e aceleração dos batimentos cardíacos.

A quantidade de cafeína presente em 250ml de cada bebidas são:
Café expresso: 240-720 mg.
Café coado: 102-200 mg.
Erva-mate: 65-130 mg.
Bebidas energéticas: 50-160 mg .
Chás prontos : 40-120 mg .
Refrigerantes: 20-40 mg .
Café descafeinado : 3-12 mg .
Bebida de cacau: 2-7 mg .
Achocolatado com leite : 2-7 mg .

Um estudo publicado em revista reconhecida cientificamente, comprovou que cafeína não aumenta o risco cardiovascular. Pode haver um aumento temporário da pressão arterial
semelhante ao de se realizar um exercício, sem causar danos, considerando uma dose
moderada.

Outro estudo relatou risco 13% menor de depressão nos consumidores de cafeína. Mas seus efeitos no humor nem sempre é benéfico podendo levar a aumento da ansiedade dependendo da dose.

Alguns indivíduos são mais sensíveis devido a polimorfismos genéticos que os fazem
metabolizar a cafeína de forma diferente. Essas pessoas podem ter sintomas como agitação,ansiedade, tremor, insônia e taquicardia.

A cafeína eleva o metabolismo e aumenta a queima de gordura, além de aumentar a utilização de gordura como combustível no exercício e melhorar tolerância à fadiga, por isso muito usada como pré treino, com embasamento científico. Uma dose de 3-5mg/Kg antes do treino, melhora resistência em 5%, segundo literatura.

Outros benefícios têm sido estudados como prevenção de diabetes, proteção para o fígado, redução do risco de câncer hepático e colo-retal, melhora da flora intestinal.

Se você faz uso crônico da cafeína, você pode estar perdendo seus benefícios. Quando há um consumo excessivo e contínuo, seus receptores ficam saturados e a cafeína passa a não fornecer mais os benefícios. Por isso é interessante observar se você deseja os efeitos da cafeína naquele momento, ou se deseja apenas pelo gosto ou pelo hábito. Nesse caso, uma dica interessante seria intercalar um café descafeinado, deixando a cafeína para quando estiver precisando de um estímulo mesmo.

O café possui componentes benéficos e antioxidantes que reduzem inflamação e radicais livres, além da cafeína. Por isso o café descafeinado ainda possui muitos benefícios.

Lembrando que o café para ser descafeinado passa por processos que podem ser naturais,
com água ou com produtos químicos como o diclorometano. É importante saber a procedência do café que está tomando e o métodos de descafeinação. Infelizmente no Brasil existem muitos produtos que não especificam isso nos rótulos.

Outro fator importante na escolha do seu café é o grau de torra. Nas torras mais escuras a concentração de cafeína pode ser reduzida e principalmente dos ácidos clorogênicos, que são os responsáveis pelas propriedades antioxidantes do café.

Espero que com esse conhecimento vocês possam desfrutar dos benefícios do café e da cafeína de forma mais consciente e que consigam fazer escolhas melhores, sempre colocando sua saúde em primeiro lugar, revendo seus hábitos a seu favor.


Dra. Andrea R. C. Moreira

Endocrinologista

- Médica - Endocrinologista pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo - Complementação em Endocrinologia no Hospital das Clínicas da USP - Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Residência de Clínica Médica no IAMSPE - Pós Graduação em Nutrologia - ABRAN Página Facebook: Dra. Andrea Moreira Consultório no Campo Belo Medical Center Av. Vereador José Diniz 3457 Conjunto 1411 São Paulo Contato: 1155311712 / 11995077071




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching