Correr ou Andar? O que emagrece mais?

Confira dicas para começar a praticar atividades físicas



A prática de atividades físicas, aliada a uma boa alimentação é essencial para ter a saúde de ferro. Os exercícios físicos ajudam na queima de gordura, previnem doenças cardiológicas, combatem o envelhecimento precoce e atuam no controle de doenças como a depressão e a ansiedade. As opções de atividades físicas são variadas e você poderá fazer musculação, natação, dança, corrida, caminhada ou atividades aeróbicas, o importante é começar.

Correr ou Andar?

Sempre há a dúvida “Correr ou Andar? O que emagrece mais?”, mas o primeiro ponto a ser analisado é a sua preparação física porque não adianta querer abraçar o mundo e acabar sofrendo lesões durante a prática da atividade física. A corrida é indicada para aqueles que já contam com um preparo físico, agora os que estão iniciando é indicado a ir aumentando o ritmo gradualmente para diminuir o risco de lesões.

O que emagrece mais? Correr ou Andar?

Sobre a perda de peso e a diferença entre correr e caminhar há divergências, pois a corrida gasta mais calorias e energias, porém uma caminhada rápida ajuda mais na perda de peso e combinada com a respiração certa poderá ser uma alternativa melhor para o emagrecimento. Em contrapartida a corrida exige mais do corpo, já que o praticante tem contato rápido com o solo e faz seu corpo se movimentar mais rapidamente, ajudando no condicionamento físico e definição do corpo.

Quais são os fatores que influenciam no gasto calórico?

A queima de energia e consequentemente a perda de peso variam de organismo para organismo e tudo depende de diversos fatores como, por exemplo, a idade, composição corporal, sexo, estatura, nível de condicionamento físico e preparo. Portanto você deve analisar qual é a sua necessidade e se está condicionado a fazer corridas mais fortes ou caminhar em um ritmo mais rápido. Caso seja sedentário, é indicado que você inicie uma atividade de baixa intensidade e vá aumentando gradativamente para que seu corpo acostume a essa nova atividade.


Dicas para iniciar as atividades físicas

  • Antes de iniciar uma atividade física é importante fazer um check up e verificar se sua saúde está de acordo com a prática a ser iniciada.
  • Alongar-se antes de qualquer atividade física é importante para não ter distensões ou cãibras.
  • Jamais se exercite em jejum, pois o organismo precisará de energia e você poderá ter crise de hipoglicemia ou pressão baixa. É indicado que antes de se exercitar consuma um carboidrato ou proteína, mas sem excessos.
  • O horário para a prática do exercício físico fica a seu critério, não existe horário certo para isso.
  • É indicado que além da corrida ou caminhada você faça atividades que ajudem no condicionamento físico e preparo muscular. As atividades indicadas são natação, musculação e alongamento, que ajudam no fortalecimento muscular e serão indispensáveis para a prática da corrida.
  • Procure a ajuda de um profissional para passar os exercícios e orientar a sua prática, os personal trainers são treinados para compreender seus objetivos e definir um programa ideal para a sua necessidade.

 

Equipe Inspirando Sucesso


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching