Desembale menos, descasque mais

Entenda os alimentos processados e os alimentos in natura.



Alimentos industrializados passam por diversos processos e adição de ingredientes como conservantes, corantes, emulsificantes entre outros, com o intuito de manter o alimento bom para o consumo por mais tempo.

Os alimentos podem ser in natura , minimamente processados, processados ou ainda ultraprocessados. Alimentos in natura não passam por nenhum processo, são retirados da natureza prontos para consumo.

Alimentos minimamente processados e processados passam por processos mínimos, como descascar, cortar, moer, receber adição de sal, açúcar e outras substâncias, para aumentar a durabilidade ou para ficarem mais saborosos.

Alimentos ultraprocessados são fabricados pela indústria através de várias técnicas e são acrescentados ingredientes artificiais. Já foi comprovado por estudos científicos os malefícios à saúde que esses alimentos causam, incluindo ganho de peso, aumento da fome e risco de doenças metabólicas. Esses alimentos podem estar incluídos na dieta, porém em pequenas quantidades esporadicamente, e não na rotina.

Com a tecnologia, cada vez os processos alimentares evoluem para produzir alimentos mais baratos, durarem mais e também acabam fazendo mais mal a saúde muitas vezes. É interessante criar o hábito de ler o rótulo dos alimentos. Quanto mais processados, maior a lista de ingredientes e aditivos químicos.

As frutas, que são alimentos in natura , são ricas em fibras, que regulam o intestino, ajudam no controle do colesterol, diabetes e são aliados no emagrecimento.

A frutose, o açúcar da fruta, tem uma taxa de oxidação diferente que potencializa o aproveitamento do carboidrato, por isso é usado em suplementos antes de atividades físicas e durante competições esportivas. Mesmo diabéticos podem incluir as frutas em sua alimentação, neste caso com certa moderação.

As frutas são ricas em diversas vitaminas e minerais. São importantes para o sistema imune, para os processos digestivos, a saúde intestinal, trato urinário. Muitas delas tem ação antioxidante reduzindo os radicais livres que levam ao envelhecimento das células.

Os sucos das frutas, mesmo que contenham as vitaminas e nutrientes das frutas, têm menos fibras, que é um dos grandes benefícios delas, além disso, nos sucos o açúcar fica mais concentrado e tem uma absorção rápida promovendo picos glicêmicos. Sempre é preferível ingerir as frutas inteiras para
o melhor aproveitamento de todos os seus benefícios.

O importante é entender o perfil e as individualidades de cada pessoa para incluir as frutas em sua rotina nas quantidades e formas adequadas. Sempre busque um profissional para te orientar da melhor forma.


Dra. Andrea R. C. Moreira

Endocrinologista

- Médica - Endocrinologista pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo - Complementação em Endocrinologia no Hospital das Clínicas da USP - Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Residência de Clínica Médica no IAMSPE - Pós Graduação em Nutrologia - ABRAN Página Facebook: Dra. Andrea Moreira Consultório no Campo Belo Medical Center Av. Vereador José Diniz 3457 Conjunto 1411 São Paulo Contato: 1155311712 / 11995077071




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching