Documentário na Netflix ensina a ter uma vida mais leve

A arte de ter apenas o essencial



O consumismo desenfreado atingiu proporções absurdas, não é de se estranhar ao ver os vídeos da famosa Black Friday nos Estados Unidos em que as pessoas amanhecem nas filas para poder comprar coisas que não precisam, mas sentem a necessidade de tê-los somente para preencher o vazio de suas vidas com produtos e exibi-los. Considerado o “Sonho Americano” quanto mais você têm, mais feliz é, porém os amigos Joshua Fields Millburn e
Ryan Nicodemus provaram no documentário Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes, que é possível ser feliz sem precisar se afundar em dívidas para comprar tudo o que é lançado.

A história por trás do documentário

Os amigos Joshua e Ryan tinham trabalhos importantes, ganhavam uma fortuna e contavam com uma vida estável, porém com a doença de sua mãe Ryan percebeu que passou muito tempo em função do trabalho e esqueceu de passar um tempo maior com as pessoas que realmente importavam. Ryan foi o primeiro a aderir o estilo minimalista em sua vida e Joshua logo se juntou ao amigo, pois estava infeliz com seu trabalho – apesar de  ganhar bem – e ao perceber que para ganhar mais dinheiro precisaria vender celulares para crianças de cinco anos, isso fez com que ele repensasse todo o seu caminho até o topo empresarial e assim iniciou o minimalismo em sua vida.

Como é a vida após aderir ao minimalismo

O documentário segue Joshua e Ryan por dez meses desde o lançamento de seu livro “Minimalism: Live a Meaningful Life“ e o movimento minimalista que os autores trouxeram à tona. Nos primeiros eventos do lançamento do livro, os autores contavam com poucas pessoas presentes, porém com o passar dos meses e em diversos estados o movimento começou a tomar forma e uma das últimas palestras foi preciso improviso para poder comportar todos os presentes. Joshua e Ryan fazem questão de mostrar para as pessoas o quanto a vida se tornou mais leve ao abdicar do excesso material e não são radicais, para levar uma vida minimalista você precisa deixar para trás tudo aquilo em sua vida que não tem um propósito.

Outros personagens importantes no documentário

O documentário conta com diversas pessoas que aderiram ao minimalismo, desde um casal que se mudou para uma casinha de poucos metros, até a escritora americana Courtney Carver que criou um projeto conhecido como 333 que consiste em possuir apenas 33 peças de roupa – incluindo sapatos e assessórios nesta conta – durante três meses. O projeto era um desafio lançado pela escritora e em questão de semanas se tornou viral. Segundo a escritora experimento foi um sucesso, já que ninguém de seu trabalho percebeu que ela estava utilizando apenas as 33 peças, portanto até mesmo para o ambiente corporativo um guarda- roupa extenso não é necessário. Outros exemplos apresentados no documentário são de um empreendedor que não possui um endereço fixo e todos os seus pertences cabem em uma mochila que ele utiliza para viajar o mundo e explorar. Há também um casal que aderiu ao minimalismo e conta com uma casa projetada para utilizar bem os espaços, a mulher está grávida e mesmo assim prefere  emprestar as roupas de suas amigas a voltar a comprar desenfreadamente.

Este é um documentário interessante para quem quer viver uma vida mais
leve e livre das amarras consumistas.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching