Efeito Sanfona

Estratégias para uma perda de peso saudável e definitiva



O efeito sanfona foi popularmente empregado para definir aqueles casos em que a pessoa com excesso de peso emagrece e depois volta a ganhar o peso que havia sido perdido, recuperando o peso inicial ou até mais. Essa pessoa pode então voltar a perder peso e assim esse ciclo de engordar e emagrecer é o que chamamos efeito sanfona.

Esse processo de oscilação de peso, que muitas vezes acontece em um curto período de tempo, não é saudável. Não faz bem para o organismo e já foi constatado, através de estudos observacionais, que esse efeito pode ser pior para a saúde do que se a pessoa permanecer estável em um peso maior.

O problema é que as pessoas buscam soluções milagrosas e rápidas para um problema crônico. A obesidade e a tendência ao ganho de peso é um problema de saúde complexo. Uma pessoa obesa provavelmente levou alguns anos para adquirir tal peso. Muitos deixam chegar em um ponto crítico para tomar uma atitude e muitas vezes, por já estarem desesperados com sua situação, buscam por alternativas rápidas e radicais.

É muito comum recorrerem a dietas restritivas ou que eliminem completamente algum macronutriente ou grupo alimentar ou dieta com muito poucas calorias que a pessoa não vai conseguir manter por muito tempo.

Quando a dieta é cheia de privações e proibições, dificilmente será uma dieta sustentável a longo prazo. E qualquer estratégia que não pense no longo prazo e na manutenção está fadada ao fracasso, já que se trata de uma condição crônica.

Hoje sabemos que sua fisiopatologia e causas vão desde genética até a epigenética, ou seja, há diversos genes envolvidos na resistência que uma pessoa possui em perder peso e na facilidade de armazenar gordura, e também existe o fator da epigenética que são alterações na leitura do nosso DNA. Essa leitura pode ser modificada pelo meio em que vivemos, pelos nossos hábitos e alimentação. A maioria dessas alterações serão levadas por toda a vida, sendo necessário esforço contínuo.

Nosso organismo tem mecanismos de defesa contra a perda de peso. Ele entende como uma situação de estresse e privação. Quando perdemos peso ele reage reduzindo nosso metabolismo e aumentando nossa fome. Dessa forma, com o passar do tempo, durante uma dieta, temos a impressão de estar comendo menos, pois estamos passando mais fome, mas na verdade estamos comendo até mais, pois tendemos a relaxar e o nosso metabolismo está reduzido em relação à quando iniciamos a dieta. Por isso ocorre outro efeito, chamado efeito platô, durante um processo de emagrecimento.

É nesse momento que devemos usar estratégias contra essa defesa. Como no efeito platô a pessoa sente que está fazendo o mesmo esforço mas não tem mais resultados, para de emagrecer, é nesse momento que a grande maioria acaba se cansando e desiste, reganhando o peso, e assim se reinicia o ciclo do efeito sanfona. Por isso a pessoa no processo de emagrecimento precisa de um suporte profissional que já irá prepará-la para esse momento.

Uma das estratégias que pode ser utilizada nesse período é o recordatório alimentar. Anotar tudo que come pode evitar estar comendo mais do que pensa que está comendo, já que nossa sensação de fome está modificada também. Mas a melhor estratégia é manter o foco, ter uma equipe te orientando em cada fase do processo e juntos encontrar a dieta ideal, que é aquela que a pessoa consegue manter a longo prazo, incorporando-a em sua vida e seus hábitos. Dessa forma é possível ter um emagrecimento duradouro e saudável.


Dra. Andrea R. C. Moreira

Endocrinologista

- Médica - Endocrinologista pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo - Complementação em Endocrinologia no Hospital das Clínicas da USP - Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Residência de Clínica Médica no IAMSPE - Pós Graduação em Nutrologia - ABRAN Página Facebook: Dra. Andrea Moreira Consultório no Campo Belo Medical Center Av. Vereador José Diniz 3457 Conjunto 1411 São Paulo Contato: 1155311712 / 11995077071




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching