Epigenética

Nosso estilo de vida modifica a expressão dos nosso genes



Nossos genes carregam informações que são copiadas e herdadas através das gerações. Esse código genético só é modificado caso haja uma mutação, o que é raro. Por essa razão acreditamos por muito tempo que nosso DNA significava uma sentença em relação à nossa saúde, desenvolvimento de doenças e envelhecimento.

Contudo, a epigenética vem mostrando que é possível que a expressão de um gene seja modificada, e mesmo sem alterar a sequência do DNA, cada gene pode ser lido ou inibido, levando à diferentes expressões do mesmo gene.

Isso mostra que nossas atitudes ao longo da vida e nosso estilo de vida pode modificar tanto negativamente como positivamente nossa expressão gênica, favorecendo ou evitando o aparecimento de doenças.

Essas alterações na expressão gênica que não modificam sua sequência, são chamadas epigenéticas. Envolve a inserção ou remoção de cadeias nas bases do DNA ou nas histonas (proteínas que a fita do DNA envolve). Isso modifica a expressão e a regulação dos genes. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A importância disso é que os fatores ambientais são capazes de promover alterações epigenéticas. Nossos hábitos são capazes de modificar a leitura dos nossos genes. ⠀⠀

Um exemplo é a exposição do feto a altos níveis de glicose durante a gestação, que leva a alteração na metilação do DNA e predispõe a criança a desenvolver diabetes e obesidade. Isso acontece em mães que engravidam apresentando diabetes ou obesidade com excesso de ingestão de açúcar.

Os disruptores endócrinos (moléculas que ingerimos de plásticos, pesticidas, cosméticos etc) que interferem com o funcionamento normal dos nossos hormônios, causam metilação anormal do DNA e modificação de histonas levando a problemas reprodutivos e a alguns tipos de câncer. ⠀

Cigarro e poluição também causam alterações epigenéticas que favorecem doenças e até mesmo o estresse, em estudos com animais.

Alimentação saudável e atividade física tem grande impacto positivo na epigenética. Recentemente doenças como câncer, infecções, Alzheimer, distúrbio bipolar, depressão entre outras estão sendo relacionadas a alterações epigenéticas.

Isso significa que nossa genética não é uma sentença definitiva, podemos através dos hábitos fazer boas escolhas e melhorar o destino da nossa saúde.

Procure seu médico para entender melhor o que você pode fazer para melhorar sua saúde e seu estilo de vida, prevenindo doenças.


Dra. Andrea R. C. Moreira

Endocrinologista

- Médica - Endocrinologista pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo - Complementação em Endocrinologia no Hospital das Clínicas da USP - Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Residência de Clínica Médica no IAMSPE - Pós Graduação em Nutrologia - ABRAN Página Facebook: Dra. Andrea Moreira Consultório no Campo Belo Medical Center Av. Vereador José Diniz 3457 Conjunto 1411 São Paulo Contato: 1155311712 / 11995077071




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching