Estresse Crônico

O estresse consiste em respostas fisiológicas do nosso organismo diante de um estímulo interno ou externo



Você já sentiu o coração bater acelerado ao se apresentar em público? Ou numa entrevista de trabalho? Já experimentou a sensação de estar com as mãos suadas ou com o rosto mais quente e corado diante de um primeiro encontro? Já sentiu uma tensão muscular ao assistir um filme de terror? Então você já sentiu algum tipo de estresse.

O estresse consiste em respostas fisiológicas do nosso organismo diante de um estímulo interno ou externo, como por exemplo situações de tensão mesmo que prazerosas como as citadas acima ou não prazerosas como um assalto, um acidente, brigas e discussões, ou preocupações do dia-a-dia, como muita cobrança no trabalho, trânsito intenso, falta de tempo para o lazer, surgimento de alguma doença na família, acumular dívidas, perda do emprego, desejo de aprovação social, etc.

Essa resposta física se dá com a liberação de hormônios como adrenalina, noradrenalina e cortisol, que vão preparar o organismo para uma ação de luta ou fuga, ou seja, deixar o corpo com energia suficiente para resolver a situação de tensão na qual se encontra.

Uma pessoa passa a enfrentar problemas quando esse processo se prolonga por muito tempo, ou começa a se repetir com frequência, não deixando tempo suficiente para que o organismo se reestabeleça. Ou seja, ocorre um excesso de vigilância, tornando o organismo incapaz de lidar adequadamente com o estresse. A partir daí, ocorre uma série de perturbações fisiológicas, e o estresse que era natural, passa para a forma patológica e é chamado de estresse crônico. Uma condição que pode levar a diversas doenças e problemas de saúde, desde depressão, transtorno de ansiedade, síndrome de burnout, transtornos do sono, fadiga crônica, até síndrome metabólica, diabetes, problemas cardíacos, aumento da pressão arterial, problemas gastrointestinais, osteoporose, artrite, comprometimento do sistema imunológico, etc..

Portanto o estresse crônico é porta de entrada para muitos problemas de saúde. Achados bibliográficos confirmam que, tal condição, favorece o aparecimento de várias doenças, emocionais, metabólicas e crônicas, e com maior incidência no sexo feminino, por influência dos hormônios.
Quando o estresse crônico já está instalado é necessário tratamento através do acompanhamento psiquiátrico e psicoterápico. Mas, antes que isso ocorra, existem algumas estratégias preventivas para reduzir o estresse:

• Respire fundo – Lenta e profundamente faça uma respiração abdominal. Inspire pelo nariz, contando até 5 e expire pela boca, contando ate 10.

• Inclua na sua rotina atividades físicas e meditação – O simples fato de concentrar-se no próprio corpo e esquecer por alguns minutos das tensões diárias já é suficiente para aliviar o estresse. O exercício físico também pode liberar a tensão na hora da raiva.

• Disciplina no hora de dormir – o sono é fundamental para a regulação do cortisol. Reserve de 6 a 8 horas de sono e procure dormir sempre no mesmo horário.

• Saia de cena – na hora de uma briga, discussão, naquele momento de intensa raiva, ou frente a um desafio, retire-se, dê um tempo, caminhe, respire, recomponha-se e volte depois.


Dra. Hanah Arabi

Psiquiatra

Dra Hanah Arabi, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), médica graduada pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC), especializada pelo estágio de Psiquiatria Clínica do Caism (Centro de Atenção Integrada a Saúde Menta) da Santa Casa de Misericordia de São Paulo e também pelo programa de especialização de psiquiatria do Instituto de Pesquisa e Pós Graduação da Faculdade de Ciências de Minas Gerais. Eterna participante em programas de atualização em psiquiatria, cursos e congressos na área da psicologia, psiquiatria geral e em temas específicos de saúde mental. Atende em consultório particular, ambulatório hospitalar, além de médica coordenadora de interconsultas psiquiátricas do Hospital San Paolo. Atualmente aprimorando-se e dando ênfase aos estudos sobre Mindfulness, com o propósito de introduzi-lo como terapia coadjuvante no tratamento de alguns transtornos (como por exemplo ansiedade). Tem também como objetivo trazer informação, conhecimento e práticas, não somente sobre mindfulness, mas também outros temas de saúde mental, afim de contribuir com a sociedade na busca do equilíbrio emocional e consequentemente numa melhoria na qualidade de vida. Consultório no Campo Belo Medical Center Av. Vereador José Diniz 3457 Conjunto 1411 - São Paulo Contato: 1155311712 / 11995077071 Email: contato@drahanaharabi.com.br Dra Hanah Arabi @drahanaharabi





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