Hábitos que tornam a sua vida mais saudável

Confira a seguir dicas de como tornar seus dias mais saudáveis



Em agosto temos a comemoração de dois dias relacionados com a saúde, o dia 5 é marcado pelo Dia Nacional da Saúde, já no dia 29 agosto é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Combate ao Fumo. Confira neste artigo mais informações sobre estas duas comemorações e alguns hábitos que você pode ter para tornar a sua vida mais saudável.

Dia Nacional da Saúde

A comemoração do Dia Nacional da Saúde foi oficializado no calendário brasileiro em 1967, pelo Ministério da Saúde e da Educação e Cultura, a data escolhida – 5 de agosto – marca também o nascimento de Oswaldo da Cruz, um importante sanitarista que fez história no combate e erradicação da peste, varíola e febre amarela no país, no início do século XX.

Dia Nacional do Combate ao Fumo

Instituído no calendário oficial em 1986, o Dia Nacional do Combate ao Fumo tem o objetivo de conscientizar a população dos malefícios do uso do cigarro. Conforme a Organização Mundial da Saúde, a morte pelo uso constante de cigarros é a principal causa da morte evitável no planeta, sendo assim considerado um problema de saúde pública. Aproximadamente 4,9 milhões de pessoas morrem no mundo anualmente por causa do fumo, este número no Brasil atinge cerca de 200 mil pessoas que morrem por causa do cigarro. Além da morte, o tabagismo é responsável por cerca de cinquenta problemas de saúde, incluindo derrame, câncer, infertilidade, entre outros.

Hábitos que tornam a sua vida mais saudável

Com a rotina acelerada e os afazeres é inevitável que todos acabem não tendo muito tempo para se dedicar a hábitos saudáveis como, por exemplo, a prática de esportes com regularidade. Porém é importante organizar essa rotina para, pelo menos, não ter uma vida sedentária e que poderá cobrar caro mais para frente. Praticar esportes, fazer academia ou uma caminhada, alimentar-se de forma saudável, evitar comer frituras e muito doce, beber pelo menos 2 litros de água por dia, evitar bebidas alcoólicas e drogas são alguns cuidados que você deve ter se pretende ter uma vida longa e saudável.

Mudanças benéficas para sua saúde

Se você costuma se alimentar de fast-food com regularidade, comer doces e viver de café e refrigerantes deve repensar e adotar hábitos mais saudáveis para que no futuro não tenha problemas de saúde por conta desta alimentação desregrada. Caso tenha a intenção de além de manter uma alimentação saudável aliá-la a prática de exercícios físicos para a manutenção ou perda de peso, é importante começar aos poucos e não excluir itens de seu cardápio – além de procurar ajuda profissional tanto para o cardápio a ser consumido quanto para a prática de exercícios físicos. Estas mudanças serão complicadas no começo, já que serão hábitos a se adquirir e algumas pessoas tendem a desistir de segui-los, porém com perseverança e foco você perceberá que irão lhe fazer bem a longo prazo e sua saúde e qualidade de vida irão melhorar bastante.

Por: Rafaella Ehlke





Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching