Motivos para praticar atividades físicas

As atividades físicas são essenciais para uma vida saudável



A prática de atividades físicas está relacionada à perda de peso, porém fazer exercícios físicos de forma regular pode trazer muitos benefícios além de perder os quilinhos a mais ou a manutenção de seu peso. Continue lendo para conhecer os diversos benefícios que as atividades físicas trarão para sua vida se praticadas de forma regular.

Benefícios das atividades físicas para a sua saúde

Os exercícios físicos são indicados para a redução do estresse, sendo este um benefício notado logo nos primeiros dias após a prática. Quando nos exercitamos o corpo libera endorfina e serotonina, que são os responsáveis pela sensação de bem-estar, o que ajuda no controle da depressão e ansiedade.

Praticar atividades físicas também atua na prevenção das doenças cardiológicas, aliado a uma boa alimentação os exercícios diminuem as chances de você desenvolver problemas cardiológicos no futuro. Problemas como AVC, diabetes tipo 2, artrite, síndrome metabólica e câncer podem ser evitados com a prática regular de exercícios e uma alimentação balanceada.

A rotina também é beneficiada com os exercícios físicos

Atividades como caminhar, fazer academia, natação, dança são exemplos de exercícios que você pode fazer para melhorar seu condicionamento físico, estimular a flexibilidade, ampliar a força muscular e não sofrer tanto com as necessidades de sua rotina como, por exemplo, caminhar até um lugar que precisa chegar. Além desses benefícios, as atividades físicas ajudam também na diminuição da insônia, pois o cansaço dos exercícios faz com que o corpo descanse enquanto você dorme e reponha a energia, além de dormir melhor.

Melhorando a autoestima

Praticar exercícios também beneficia a autoestima, autoconfiança, ajuda na disciplina e promove o bem-estar já que as atividades físicas aliadas a uma boa alimentação são primordiais para a perda de peso, sendo assim a pessoa começa a se sentir bem com seu próprio corpo ao entrar em forma e isso se reflete em sua confiança. Além de promover a socialização, já que se exercitar em conjunto poderá ser interessante por uma pessoa motivar seu colega. Ao praticar exercício com um amigo, família ou até mesmo na academia faz com passem um tempo juntos em um ambiente descontraído.

Outros benefícios das atividades físicas

Praticar atividades físicas de forma regular reflete também na longevidade do praticante, uma vez que retarda o envelhecimento biológico e previne diversas doenças. Com os exercícios físicos aliados a uma boa alimentação o corpo tem suas funções orgânicas melhoradas, além de atuar na prevenção de doenças como varizes, problemas respiratórios, artrite, hipertensão, dor crônica, entre outras.

Qual é a atividade ideal?

O importante é ver quais são as atividades que você se sente bem fazendo e investir nestas, mesmo que não gastem tantas calorias como em uma corrida, por exemplo. Ao fazer uma atividade que você aproveita, terá prazer e consequentemente não irá deixar de praticá-la, por isso é importante ver o que se adequa com seus gostos, mas é claro, insistir mesmo que não dê conta dos exercícios na primeira vez. Persistência é a palavra-chave para manter-se motivado e continuar a fazer exercícios físicos que irão ajudá-lo agora e no futuro.

 

Equipe Inspirando Sucesso


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching