O que é minimalismo

Conheça um pouco mais sobre o minimalismo



Quem nunca se pegou fazendo planos para comprar um celular novo mesmo que tenha trocado de aparelho a poucos meses? Ou aquele carro do ano, sendo que o seu está em perfeito estado e foi retirado da concessionária a menos de dois anos? A facilidade de comprar a crédito e fazer empréstimos faz com que as pessoas percam a noção do que realmente precisam e do que querem comprar apenas pela alegria passageira de possuir o bem. O consumismo desenfreado está em todos os cantos do mundo e o barateamento dos bens está diretamente ligado à compra por impulso.

Confira a seguir um pouco mais sobre o movimento Minimalista, que surgiu nos Estados Unidos e está conquistando pessoas de todo o mundo.

O que é o minimalismo?

Quando procuramos no Google a frase “O que é minimalismo?” a definição encontrada é: princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos, ou seja, viver com apenas o que é necessário para nossa sobrevivência. Todos temos aquela falsa impressão de que quanto mais possuímos, mais feliz somos, porém diversas histórias encontradas em livros e documentários nos provam o contrário – que é possível, sim, ser feliz e possuir poucos bens materiais. O Minimalismo surgiu nos últimos anos e nos mostra que para ser feliz, ter satisfação em suas realizações e uma vida plena é
possível sem ter muitos bens materiais.

Como funciona o estilo minimalista

O estilo de vida minimalista consiste em desapegar de tudo que não fará falta como, por exemplo, deixar de trocar de celular todos os anos, não comprar um carro novo a cada dois anos, ter um guarda-roupa sem itens sem uso, e possuir apenas o que acha essencial e tem alguma utilidade em sua rotina. Para aderir ao minimalismo não precisa se desfazer de tudo o que gosta, por exemplo, se você tem uma biblioteca em casa e não aceita se desfazer dos livros, tudo bem, desde que para você sejam itens essenciais.

Benefícios do Minimalismo

Muitas pessoas têm a vida que sempre sonharam, uma casa bonita, o carro do ano, uma família, porém se sentem vazias e procuram suprir esse sentimento ao comprar o máximo de coisas que conseguem, com isso muitas famílias se endividam para manter a aparência para os conhecidos, pois quanto mais bens possuir, mais feliz a família é. Ao aderir ao minimalismo as pessoas deixam as amarras do consumismo e começam a analisar o que realmente é necessário para sua vida, portanto deixam de comprar por impulso e isso se reflete no financeiro. Ao deixar de lado esse instinto consumista, as pessoas começam a perceber o que tem maior significado em suas vidas, as pessoas, os momentos, as viagens e tudo o que você pode fazer com sua família ao não precisar pagar contas absurdas que precisaria caso comprasse o quê não precisa. Esse estilo de vida mostra o quanto essa urgência de ter todos os lançamentos para exibir prejudica o seu bem-estar, os relacionamentos, a saúde e deixamos de lado as coisas importantes para trabalhar com o intuito ganhar mais dinheiro para comprar coisas que não tornam a nossa vida mais feliz.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching