Outubro Rosa: um mês para a conscientização e prevenção do câncer de mama

Você sabe o que é o Outubro Rosa? Confira a seguir mais informações sobre o tema e o quanto a sua divulgação é importante.



O Outubro Rosa é um movimento internacional voltado para a conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama, criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure no início da década de 1990. Todos os anos a data é celebrada e busca promover a conscientização e compartilhar informações sobre a doença, para que as mulheres tenham maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, para diminuir a mortalidade.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é o mais comum entre as mulheres, segundo o INCA. A doença se desenvolve quando há a alteração de apenas alguns pontos das moléculas de DNA, resultando em uma multiplicação de células anormais que geram o cisto. De acordo com o Instituto Oncoguia, se identificado no início 95% dos casos tiveram a possibilidade de cura, portanto é de extrema importância que as mulheres façam a mamografia regularmente já que é o principal método para a descoberta da doença. A diminuição da periodicidade dos exames e mulheres que deixam de fazê-lo tem sido um alerta para a importância da divulgação das informações e da campanha, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) eram esperadas 11,5 milhões de mamografias para o ano, apenas 2,7 foram realizadas.

Conheça o INCA

Desde 2010 o Instituto Nacional de Câncer (INCA) promove eventos, debates e apresentações sobre o tema, além de distribuir materiais que ajudam na disseminação das informações sobre os fatores para a proteção e detecção precoce da doença. No site da instituição você poderá ter acesso a diversos materiais produzidos pela organização, além de ver o calendário das palestras e demais eventos organizados pelo INCA no mês de outubro. De acordo com os dados colhidos no site da instituição o câncer de mama foi o causador de 16,1% das mortes em mulheres no ano de 2017, totalizando 16.724 óbitos no ano. Por isso é importante a divulgação de materiais sobre o câncer de mama para que o diagnóstico seja feito precoce e tenha uma oportunidade de tratamento. Já em 2018 os dados sobre o câncer de mama foram de 29,5% a quantidade de novos casos, chegando a 59.700 casos descobertos no ano.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa

O início do Outubro Rosa aconteceu em 1990 com um evento chamado “Corrida pela cura” organizado em Nova Iorque, que teve como finalidade a arrecadação de fundos para a pesquisa que estava sendo realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. O evento foi independente e não contou com empresas públicas ou privadas envolvidas em sua organização, aos poucos o Outubro Rosa foi crescendo e a conscientização saiu dos EUA e se espalhou pelo mundo. No Brasil, em 2002, aconteceu a primeira ação voltada para o Outubro Rosa em que foi iluminado na cor rosa o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, desde então as empresas e vêm aderindo à campanha e organizando eventos e palestras para a conscientização do câncer de mama.

Por: Rafaella Ehlke





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching