Perda de massa muscular com a idade pode ser revertida

Entenda como manter a massa magra e envelhecer com saúde!



Com a idade há uma mudança progressiva na composição corporal. A massa magra, incluindo a massa muscular, tende a reduzir progressivamente e a massa de gordura tende a aumentar mesmo mantendo a mesma alimentação.

A massa óssea também tende a reduzir favorecendo a osteoporose que pode levar a fraturas ósseas.

Isso ocorre devido à alterações hormonais e no metabolismo decorrentes do envelhecimento. Após a menopausa, mulheres já começam a perceber alterações no corpo e no seu metabolismo.

A massa muscular gasta mais energia do que a massa de gordura, portanto quanto mais músculo temos, mais rápido é o nosso metabolismo. Se há pouca massa magra ou excesso de gordura, o metabolismo tende a ser mais lento.

Sarcopenia significa massa muscular e força muscular reduzidas, ou massa muscular reduzida e redução do desempenho físico. É muito comum nos idosos e aumenta a mortalidade e os índices de dependência, fragilidade e o risco de outras doenças.

Se houver também um índice de gordura corporal elevado associado à esse quadro, é chamado de “obesidade sarcopênica”, uma condição que vem crescendo muito nos últimos anos.

Mas isso pode ser evitado ou revertido. O tratamento consiste em uma dieta com no mínimo 1,5mg por Kg de proteína por dia e exercícios físicos de força pelo menos 3 vezes por semana.

Novos estudos comprovam que idosos sedentários que passaram a realizar exercícios de força três vezes por semana, aumentaram massa muscular e força das pernas. Isso garante melhor locomoção, melhor imunidade e melhor aspecto da composição corporal.

O aumento da massa muscular resulta em aumento do metabolismo, assim há maior gasto de energia e consequentemente também há redução da gordura corporal.

Alguns casos podem ser necessários tratamentos com medicamentos ou vitaminas específicas, que deve ser individualizado para cada paciente de acordo com o grau de sarcopenia e sua qualidade de vida.


Dra. Andrea R. C. Moreira

Endocrinologista

- Médica - Endocrinologista pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo - Complementação em Endocrinologia no Hospital das Clínicas da USP - Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Residência de Clínica Médica no IAMSPE - Pós Graduação em Nutrologia - ABRAN Página Facebook: Dra. Andrea Moreira Consultório no Campo Belo Medical Center Av. Vereador José Diniz 3457 Conjunto 1411 São Paulo Contato: 1155311712 / 11995077071




Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching