Saúde não tira férias

Saúde não tira férias



Férias são momentos de relaxamento e descanso. Mas não podemos deixar que esse momento prejudique nossa saúde. Manter hábitos saudáveis que conquistamos ao longo do semestre é essencial para que possamos depois retornar a rotina sem prejuízo.

Como temos mais tempo livre neste período, vale a pena realizar atividades físicas que sejam agradáveis e que possam ser melhor planejadas, como conhecer um parque novo, combinar com amigos um treino coletivo, realizar esportes coletivos ou individuais, nadar e até programar viagens de lazer que incluam práticas esportivas.

A boa alimentação também não deve ser nunca deixada de lado, lembrando que devemos ter hábitos saudáveis e encarar a alimentação saudável como um estilo de vida. Mas por outro lado, sem exageros, podemos sim aproveitar os momentos, conhecendo uma gastronomia de um lugar diferente por exemplo, ou uma comida típica em uma viagem, sem nos privarmos dessas experiências. Com equilíbrio podemos aproveitar sem fazer mal à nossa saúde.

Uma atenção especial devemos ter como as crianças. É muito comum o pensamento de que nas férias “pode tudo”, mas esse conceito cultural pode ser muito prejudicial para as crianças. Estudos já mostraram que as crianças tendem a ganhar peso durante as férias, e esse peso na maioria das vezes não é perdido, levando a um acúmulo de peso e a uma maior prevalência de sobrepeso e obesidade a cada ano.

Também é comprovado que quanto mais tempo ficamos acima do peso, mais difícil é para reverter o quadro. Portanto, o melhor a fazer é incentivar as crianças a praticarem esportes, jogos e brincadeiras que envolvam atividades físicas prazerosas e interação social. É possível aproveitar as férias sem exagerar nos alimentos calóricos como doces e frituras. Precisamos sempre dar o exemplo e orientar as crianças da melhor forma possível. Assim conseguimos recarregar as nossas energias, mantendo nossa saúde em dia!


Dra. Andrea R. C. Moreira

Endocrinologista

- Médica - Endocrinologista pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo - Complementação em Endocrinologia no Hospital das Clínicas da USP - Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Residência de Clínica Médica no IAMSPE - Pós Graduação em Nutrologia - ABRAN Página Facebook: Dra. Andrea Moreira Consultório no Campo Belo Medical Center Av. Vereador José Diniz 3457 Conjunto 1411 São Paulo Contato: 1155311712 / 11995077071




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching