Setembro Amarelo: Um alerta necessário

Setembro tornou-se o mês de conscientização para a prevenção do suicídio.



A campanha foi mobilizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e ficou conhecido como o “Setembro Amarelo”. O principal objetivo dessa ação é alertar as pessoas sobre o suicídio e, principalmente, diminuir e prevenir o crescimento de mais casos.

De acordo com dados divulgados, em 2014, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um milhão de pessoas cometeram suicídio em todo o mundo. O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, mostra que no Brasil, em 2012, foram registrados oficialmente 11.821 casos, o que representa uma média de 32 mortes por dia. O país é considerado o oitavo em número absoluto de suicídios.

Não importa o gênero, a classe social ou a idade, o comportamento suicida pode atingir qualquer pessoa. Existe uma série de fatores de risco socioculturais, genéticos, filosóficos, existenciais e ambientais que levam o indivíduo a cometer esse ato. A existência de um transtorno mental encontra-se presente na maioria dos casos, e os que mais estão associados são: depressão, transtorno afetivo bipolar, abuso e dependência de álcool e outras drogas psicoativas, esquizofrenia e transtorno de personalidade.

Porém, é preciso ficar atento a outros fatores que também estão ligados à questão, como desesperança, busca de sentido existencial, falta de habilidade para resolução de problemas, isolamento social, impulsividade e acesso a meios letais.

É importante saber que o suicídio pode ser prevenido e, para isso, devemos nos atentar a alguns sinais que podem ser um alerta quando uma pessoa apresenta por exemplo, determinados comportamentos, como não ver sentido na vida, alteração brusca de humor, nutrir sentimento de vingança, alto nível de ansiedade, se achar um fardo para os outros, isolar-se do resto da sociedade por vergonha ou sentimento de humilhação, não cuidar da higiene pessoal, abusar de drogas lícitas e ilícitas, entre outros.
Isso não significa que todos os indivíduos que se enquadram nesses quesitos irão um dia cometer suicídio, mas são sim sintomas de transtornos mentais, que podem levar a cometer o ato em si se não houver um cuidado.

E a melhor maneira de ajudar quem está nessa situação é dar a devida atenção e fazer com que ela fale sobre o problema. É preciso lutar contra esse tabu do suicídio, que por uma série de questões culturais e religiosas, ainda enfrenta muitos obstáculos perante a sociedade. E procurar ajuda médica psiquiátrica e psicológica é indispensável.

Por fim, é fundamental ressaltar que tão importante quanto a prevenção é a posvenção do suicídio, trabalho que consiste em ajudar os “sobreviventes suicidas”. O tratamento é feito de acordo com um plano terapêutico multidisciplinar tanto para o paciente quanto para os familiares, que inclui habilidades e estratégias para cuidar e ajudar, informar e prevenir um novo episódio.


Dra. Hanah Arabi

Psiquiatra

Dra Hanah Arabi, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), médica graduada pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC), especializada pelo estágio de Psiquiatria Clínica do Caism (Centro de Atenção Integrada a Saúde Menta) da Santa Casa de Misericordia de São Paulo e também pelo programa de especialização de psiquiatria do Instituto de Pesquisa e Pós Graduação da Faculdade de Ciências de Minas Gerais. Eterna participante em programas de atualização em psiquiatria, cursos e congressos na área da psicologia, psiquiatria geral e em temas específicos de saúde mental. Atende em consultório particular, ambulatório hospitalar, além de médica coordenadora de interconsultas psiquiátricas do Hospital San Paolo. Atualmente aprimorando-se e dando ênfase aos estudos sobre Mindfulness, com o propósito de introduzi-lo como terapia coadjuvante no tratamento de alguns transtornos (como por exemplo ansiedade). Tem também como objetivo trazer informação, conhecimento e práticas, não somente sobre mindfulness, mas também outros temas de saúde mental, afim de contribuir com a sociedade na busca do equilíbrio emocional e consequentemente numa melhoria na qualidade de vida. Consultório no Campo Belo Medical Center Av. Vereador José Diniz 3457 Conjunto 1411 - São Paulo Contato: 1155311712 / 11995077071 Email: contato@drahanaharabi.com.br Dra Hanah Arabi @drahanaharabi




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching