Sono e produção de hormônios

Saiba como regular o ciclo circadiano para uma boa produção hormonal



O sono é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Nosso corpo possui um relógio biológico chamado ciclo circadiano. Esse ciclo tem a duração de 24 horas e nesse período através dos hormônios é regulado o período de sono e vigília, assim é estabelecido funções que devem ser feitas de dia e funções que devem ser feitas a noite.

A luz do dia é o principal indutor da produção do cortisol, por isso esse hormônio aumenta no início da manhã e se encontra mais baixo durante a noite. À noite, além da baixa do cortisol, há aumento de outros hormônios, como a melatonina. A melatonina ajuda a induzir o sono e é produzida enquanto não há luz solar, portanto pela manhã seus níveis caem.

Outros hormônios também são secretados em diferentes quantidades ao longo do dia e da noite e são produzidos conforme esse ritmo. O ciclo circadiano tem influência na nossa digestão, na nossa fome, na tendência a armazenar gordura ou a queima-la, na renovação celular e na temperatura do organismo.

A alimentação está programada para ser feita no período da vigília, ou seja, durante o dia. Nessa fase temos hormônios e enzimas digestivas prontos para a realização da digestão e aproveitamento correto da energia. Se a alimentação ocorre à noite, há maior dificuldade na digestão e a gordura pode ser armazenada em locais indesejados, como no fígado, coração, pâncreas, podendo favorecer o surgimento de doenças metabólicas como diabetes, doenças cardiovasculares e a esteatose hepática (gordura no fígado), muito comum hoje em dia. Dessa forma, é mais saudável e natural, nos alimentarmos mais durante o dia e menos a noite.

Pessoas que trabalham no período noturno e dorme durante o dia apresentam uma série de alterações e distúrbios hormonais, a maioria delas acaba desenvolvendo algum problema de saúde ou ganho de peso.

Uma boa noite de sono regula nosso organismo e garante uma boa produção de diversos hormônios como o hormônio do crescimento e hormônios sexuais.

Para garantir um sono adequado e manter seu relógio biológico regulado, é recomendado:

• Acordar sempre no mesmo horário e dormir apenas o tanto que se sinta descansado e não mais do que isso.
• Praticar exercícios físicos com frequência, mas de preferência longe do horário de dormir. O ideal seria com uma diferença de pelo menos 4 horas.
• Garanta que não haverá barulhos no ambiente em que for dormir e se for preciso utilize tampões nos ouvidos.
• Evitar estimulantes como chá preto ou verde, café, Coca-Cola, guaraná após as 18 horas.
• Garanta que o ambiente esteja escuro e evite luzes e telas (celular, televisão) de preferência desde o pôr-do-sol.


Dra. Andrea R. C. Moreira

Endocrinologista

- Médica - Endocrinologista pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo - Complementação em Endocrinologia no Hospital das Clínicas da USP - Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Residência de Clínica Médica no IAMSPE - Pós Graduação em Nutrologia - ABRAN Página Facebook: Dra. Andrea Moreira Consultório no Campo Belo Medical Center Av. Vereador José Diniz 3457 Conjunto 1411 São Paulo Contato: 1155311712 / 11995077071




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