Tudo o que você precisa saber sobre Óleos Essenciais

Confira mais sobre óleos essenciais e como utilizá-los em sua rotina.



Algumas pessoas buscam alternativas naturais para enfrentar os males em suas vidas, optando por florais e óleos para combater doenças e sensações incômodas que costumam estar presentes em sua vida. Os Óleos Essenciais são utilizados em tratamentos feitos em Aromaterapia, você sabe o que significa e como utilizá-los?

O que são Óleos Essenciais?

São substâncias extraídas das plantas, estas que produzem, sintetizam, armazenam e liberam de acordo com suas necessidades. Os Óleos essenciais são concentrados e extraídos diretamente das plantas e seus benefícios são muitos: auxiliam na cicatrização, possuem propriedades calmantes, podem ser desinfetantes e inseticidas, estimulam os sentidos, dentre outras. É importante ficar atento às propriedades de cada óleo essencial, pois assim poderá utilizá-los e ver os resultados em poucas aplicações. A Aromaterapia é uma forma de terapia que entrou em foco nos últimos anos e faz o uso dos sentidos para trazer benefícios para a pessoa que pratica a terapia, sendo uma alternativa natural para controlar os males em sua rotina.

Conheça alguns dos Óleos essenciais e seus principais benefícios

1- Lavanda: Uma das essências mais conhecidas é a de Lavanda e ela é a indicada para a insônia, aliviar a ansiedade e as dores que acompanham a enxaqueca. O aroma da lavanda aguça os sentidos e faz o corpo digerir e descansar, promovendo o relaxamento – aliviando a depressão e a confusão mental.

2- Alecrim: Este é ideal para aqueles que buscam elevar o poder do cérebro, pois as propriedades do alecrim melhoram a precisão em tarefas que exigem muito do psicológico e mental. Além de deixar a mente estimulada e com a sensação de frescor, esse aroma diminui a fadiga e aumenta a energia. Há também propriedades antioxidantes, adstringentes e é antisséptico, portanto o óleo de alecrim alivia dores musculares e reumáticas, além de atuar na digestão e no apetite.

3- Canela: Esta essência é muito utilizada pela aromaterapia como estimulante físico e emocional, por reduzir a sonolência e a irritabilidade de quem o utiliza. A canela pode também reduzir dores de cabeça e de acordo com pesquisas essa essência ajuda as pessoas a produzirem mais e se concentrarem melhor. Assim como a Lavanda, a Canela possui propriedades que aliviam as dores da menstruação e ajuda a relaxar os músculos, porém deve ser utilizado em baixa concentração e não pode ser utilizado por gestantes, pelo menos no início da gravidez.

Como utilizar os óleos essenciais?

Se você pretende deixar o óleo no ambiente, poderá deixar o aroma em um difusor ou adquirir um aromatizador para a essência. No banho poderá pingar algumas gotinhas no chão do box e o vapor irá atuar criando uma sauna relaxante, o mesmo pode ser feito em uma banheira. Caso queira fazer um escalda-pés, basta esquentar a água e pingar a essência no balde que irá utilizar. Existem várias formas de se utilizar os óleos essenciais, mas para sua segurança é importante verificar com um profissional a quantidade e a duração da exposição pois as essências são extremamente concentradas e seu tratamento deve ser feito com segurança

Por: Rafaella Ehlke





Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching