Você sente cansaço todos os dias?

Fadiga e fraqueza podem ser causados por problemas hormonais



É comum nos sentirmos cansados ou mais fracos durante uma semana cheia, ao final de um dia mais corrido ou quando não nos alimentamos direito. Mas se você se sente cansado com frequência, pode haver algum problema específico que pode estar prejudicando seu rendimento e seu bem estar. Alguns hormônios e até vitaminas podem ser responsáveis por isso. A falta de algum deles ou redução pode levar a sintomas como fadiga, cansaço, fraqueza, falta ou aumento de apetite, preguiça, falta de vontade de realizar atividades básicas do dia-a-dia e até dores no corpo.

Os hormônios femininos, principalmente o estrogênio, que é produzido pelos ovários, têm seus níveis reduzidos após a menopausa, o que é responsável por muitos dos sintomas que são típicos dessa fase da mulher. O cansaço, insônia e alteração do humor pode estar presente e pode ser causado por essa queda hormonal. No caso dos homens é um pouco diferente. Os testículos, nos homens, continuam produzindo testosterona. Na grande maioria dos casos não há falência dos testículos, da forma como há falência dos ovários naturalmente nas mulheres. O que pode acontecer, é uma redução do estímulo dos testículos. A hipófise, nossa glândula mestra, quem comanda a produção de diversos outros hormônios, libera o LH e o FSH, hormônios que vão estimular os testículos a produzirem a testosterona. Com a idade é mais comum observar uma redução na produção hipofisárias nesses hormônios, e consequentemente, uma menor estimulação dos testículos, produzindo menos testosterona.

Essa queda hormonal não acontece em todos os homens, diferente das mulheres que entram naturalmente em menopausa, mas hoje é cada vez mais comum ocorrer essa queda e com o aumento na expectativa de vida temos mais idosos com esse problema.

Essa redução dos níveis sanguíneos de testosterona, chamada de hipogonadismo masculino tardio, pode causar problemas sexuais como queda da libido e dificuldade de ereção, mas também podem levam a sintomas como cansaço e fraqueza. Essa situação, assim como nas mulheres, merece um diagnóstico adequado e tratamento, com reposição hormonal quando houver indicação e quando não houver nenhuma contra-indicação. Apenas cansaço não é indicação de uma reposição hormonal, mas existem questionários onde podemos avaliar o quanto os sintomas estão prejudicando a qualidade de vida do paciente para a decisão do melhor tratamento.

Outros hormônios, quando baixos, podem causar sintomas parecidos, mas hormônios como GH (hormônio do crescimento) e cortisol alterados podem estar relacionados a doenças mais específicas, portanto sempre é essencial que um endocrinologista faça a avaliação do perfil hormonal. Algumas vitaminas e nutrientes, quando insuficientes, também podem causar esses e outros sintomas e devem ser avaliados e quando necessários ajustados por meio da dieta ou da suplementação.


Dra. Andrea R. C. Moreira

Endocrinologista

- Médica - Endocrinologista pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo - Complementação em Endocrinologia no Hospital das Clínicas da USP - Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Residência de Clínica Médica no IAMSPE - Pós Graduação em Nutrologia - ABRAN Página Facebook: Dra. Andrea Moreira Consultório no Campo Belo Medical Center Av. Vereador José Diniz 3457 Conjunto 1411 São Paulo Contato: 1155311712 / 11995077071




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching