Você conhece os investimentos CDB e CDI

Saiba mais sobre as diferenças e aplicações dos investimentos CDB e CDI



Agora que você já conhece um pouco sobre Fundos de Investimentos e Tesouro Direto, vamos mergulhar no mundo fascinante do Mercado Financeiro e apresentar mais formas de investir em renda fixa, abrindo o leque de oportunidades e conhecimentos neste ramo de atividades. Neste artigo iremos apresentar duas formas de investimentos, o CDB, que é o Certificado de Depósito Bancário e o CDI, que é o Certificado de Depósito Interbancário.

O que é o CDB?

Conforme já apresentamos, o Certificado de Depósito Bancário é uma forma de investimento de renda fixa e é ofertado pelas empresas bancárias, e assim como o Tesouro Direto, é um empréstimo para a empresa que o comercializa. Sendo assim, ao emprestar o dinheiro para o banco, será emitido um Certificado de Depósito Bancário com todos os dados do investimento. Quanto ao rendimento do CDB este poderá ser feito de duas formas, na primeira o rendimento é prefixado, ou seja, o investidor sabe exatamente a quantia que irá resgatar quando encerrar o investimento, já na segunda forma é pós-fixado, neste caso o investidor não sabe o quanto irá resgatar, pois o que é preestabelecido é o percentual de remuneração e não o valor final, por exemplo, o banco pode dar as opções de o cliente receber 90% do CDI ou da taxa Selic.

Quais são as vantagens da aplicação no CDB?

Este é um investimento considerado melhor do que a poupança, mesmo que seja feito o desconto do imposto de renda, ainda se torna mais rentável que a aplicação em uma poupança. O investimento no CDB é considerado de baixo risco por se tratar de renda fixa, além de poder ser feito com ou sem liquidez diária – o resgate poderá ser efetuado a qualquer hora ou só no vencimento da aplicação, a ser definido no momento da compra. O imposto de renda a ser cobrado é feito de forma progressiva, ou seja, quando mais o dinheiro ficar investido menor será a alíquota no momento do
resgate.

Conheça o CDI

Certificado de Depósito Interbancário, assim como seu nome dá a entender, é o investimento que se faz vinculado aos empréstimos entre os bancos, esta aplicação varia de acordo com a demanda do mercado financeiro e em algumas vezes é apresentada apenas como DI – Depósito Interbancário. Ao contrário do CDB que é um empréstimo para apenas um banco, o CDI é uma operação para o empréstimo entre instituições financeiras e este é também um indicador conhecido para remunerar os investimentos e algumas operações no mercado.

O que devo analisar antes de escolher o investimento?

Primeiro analise onde irá investir o seu dinheiro e qual será a rentabilidade que terá ao final deste investimento. É importante ter uma meta bem definida antes de iniciar o investimento para não precisar resgatar o dinheiro antecipado e acabar saindo no prejuízo. Nestes investimentos é preciso também se atentar ao valor do impostoatrelado ao investimento, conforme o prazo que você definiu para o resgate. Procure também verificar todas as instituições financeiras que trabalham com este tipo de investimento para encontrar o que é mais adequado às suas necessidades e qual é mais rentável.

 

Por: Rafaella Ehlke





Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching