03 (três) momentos transformadores!

Reflexões para a felicidade. Refletindo antes de agir!



O livro FOCCO, traz no seu conjunto cinco conteúdos. Um deles é intitulado reflexões para felicidade. Aqui veremos os três momentos iniciais que fizeram uma grande diferença na nossa vida pessoal, profissional, empreendedora e organizacional. 

Para quem acredita (crer) em Deus, é bom saber o que diz esse primeiro momento de reflexão:

A ajuda de Deus

Nesta reflexão não vou falar sobre livros, mas gostaria de compartilhar um pensamento sobre a ajuda de Deus.

O pensamento de que Deus não nos ajuda a seguirmos na direção errada. Muitas vezes, fazemos coisas e elas não dão certo, porque quando nós perdemos a ajuda de Deus, muitas coisas simples se tornam complicadas, muitas coisas fáceis se tornam difíceis. Mas, também, há o outro lado, pois quando estamos indo na direção errada, recebemos a ajuda do lado contrário, para alcançarmos coisas.

No entanto, quando estamos indo na direção certa, mesmo as coisas que não dão certo vão nos levar ao destino que desejamos. Então, hoje, gostaria de deixar esse pensamento sobre a ajuda de Deus, nas nossas vidas, pois com a ajuda de Deus nós vencemos todas as coisas.

A gratidão é uma das formas de conservarmos em elevada consideração o nosso relacionamento com Deus. Vejamos no momento de reflexão a seguir:

Não é porque eu mereço, é porque Deus é bom

Hoje pude levantar e contemplar mais um dia. Pude ver mais um nascer do sol.

Todos, que estamos lendo ou ouvindo esta reflexão podemos nos enquadrarmos neste contexto. O autor da vida, a cada dia, nos dar as oportunidades, possibilidades, e as probabilidades de escrevermos, juntos com Ele, a nossa própria história. Que coisa maravilhosa sabermos que somos coautores da nossa própria história.

O roteiro já foi dado, os capítulos e as cenas, estão dispostos, porém, agora entra a nossa atuação. Temos autonomia para mudarmos, no entanto, se o fizermos contrário ao que o soberano e excelente Autor da vida, nos direcionou, podemos nos desligar da sua boa, perfeita e agradável vontade.

Quando escrevia esta reflexão, neste exato momento, recebi a notícia de que um ente querido havia nos deixado, nesta madrugada. Quero aqui externar meus sentimentos e dizer que este ente querido não mais poderá ler ou ouvir este texto, mas nós continuamos aqui e devemos ter, não somente a responsabilidade, mas o compromisso, de gerarmos frutos positivos, para que quando não mais estivermos aqui, as sementes que restarão dos nossos bons frutos, possam continuar gerando bons frutos.

A vida é um presente. Que possamos a cada dia a valorizar.   

Ah, quantas coisas poderiam ter sido diferentes se não tivéssemos agido de qualquer maneira? O momento de reflexão a seguir nos remete a um posicionamento prudente e sábio:

O difícil, não é sair e fazer qualquer coisa, é ficar e fazer a coisa certa

Quando nos sentimos pressionados e não vemos uma saída, tendemos a jogar a toalha, ou seja, desistirmos ou trocarmos nosso objetivo por uma coisa qualquer. Nestes momentos precisaremos de uma dose extra de valores como humildade, paciência, perseverança, etc., para nos mantermos sob as pressões e de forma sábia e inteligente, as superarmos.

Em muitos momentos, como os que estamos nos referindo, tive vontade de agir da forma errada, mas um dos antídotos, quero dizer, remédios, que usei foi visualizar o que ocorreria depois e conclui que em tudo vamos ter os momentos de pressão e se não aprendermos a suporta-los e supera-los, vamos passar a vida como um fugitivo de pressões.

Em um de nossos livros, apresentamos três situações que nos desafiam, que são quando precisamos enfrentar responsabilidades desagradáveis, inesperadas e inoportunas. As desagradáveis são as que não queremos fazer e precisamos fazer, por exemplo: quando passamos uma determinada tarefa para alguém e nos desabituamos de executar aquela tarefa, quando por algum motivo esse alguém não pode realizar a tarefa e volta para nós, normalmente ficamos aborrecidos, e algumas vezes perdemos, pois não cedemos e deixamos a tarefa sem ser executada. Outras, são as inesperadas, que são aquelas que nos pegam de surpresa e não estamos preparados, até passar a insatisfação, tendemos a reagir de forma áspera com as pessoas envolvidas na situação. E por fim, as situações inoportunas, coisas que temos que realizar hoje, mas os benefícios só virão no futuro, não sabemos lidar com isto, também.

Muitas vezes enfrentamos um terremoto, para evitar um pequeno transtorno, que poderia ser resolvido com um pouco de humildade, paciência, perseverança, etc.

Recebermos a ajuda certa, principalmente a de Deus, sermos gratos e evitarmos agir precipitadamente, pode tornar nossa vida muito transformadora para nós e para os outros.

No livro FOCCO, encontramos ainda mais 37 (trinta e sete) momentos de reflexão além de mais 04 (quatro) conteúdos muito importantes para o nosso desenvolvimento pessoal, profissional, empreendedor e organizacional. Acesse e aproveite.

 

Osmar Marinho           

Consultor Empresarial e de Empreendedorismo

OSMARNATUS CONSULTORIA


Renata Cunha

Personal e Professional Coach, membro da Sociedade Brasileira de Coaching

Renata Cunha, 39 anos, é membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCOACHING) desde 2016. É formada em administração de empresas pela Universidade de Taubaté – UNITAU – com pós-graduação em gestão de logística empresarial pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. 15 anos de experiência em gestão de pessoas. Possui uma carreira sólida na área financeira em multinacionais. O coaching entrou em sua vida quando, informalmente, conheceu o idealizador do Instituto Life Coaching e grande amigo Mario Meireles, que em pouco tempo, a mostrou o caminho para aquilo que viria a ser sua missão de vida. Ele a dizia: “você é coach, só não sabe disso ainda”. Sua missão: despertar nas pessoas o que de melhor possuem dentro de si, e ajudá-las a desabrochar, encontrando seus verdadeiros propósitos. Acredita que a vida é curta demais para ser pequena e que somos grandes demais para não doarmos o nosso melhor ao mundo.




Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching