O que a guerra na Ucrânia nos ensina sobre Oratória

Quer fazer algo para promover a paz mundial?



Diante da invasão militar da Rússia à Ucrânia eu não podia deixar de mencionar a importância dos diálogos para se mediar conflitos, ou mesmo evitá-los. O mundo todo acompanha, apreensivo, o desenrolar dessa desordem, já que muitos aspectos, principalmente econômicos, estão em questão. Sobretudo vidas inocentes…

Bom, antes de partir para violência e agressão, deve-se esgotar ao máximo todas as possibilidades de diálogos. Sim, e para isso é imprescindível uma boa Oratória.

Quem não conhece um colega “pavio curto” (talvez seja você mesmo, caro leitor)? Aquele que não aceita perder, não admite estar errado… então, engrossa a voz, aumenta o tom, se mostra ofendido e até parte para agressão verbal e física.

Já presenciou alguma cena assim? Pois é, sinto informar que é uma reação bastante infantilizada. Você não terá sucesso nesta celeuma.

Se alguma situação não te agrada, reúna os argumentos necessários para convencer o outro do seu ponto de vista. Ofereça vantagens lícitas e parcerias honestas (se for o caso) e não perca a compostura. Quanto mais você controlar suas emoções, mais chances terá de vitória.

O bom mesmo é se chegar a um acordo que beneficie a todos. Em pleno século 21, não é favorável que se dê vantagem a apenas um dos lados. O mundo se globalizou, lembra? Todos nós nos tornamos interdependentes.

Existem alguns tipos de Comunicação (prometo um novo artigo sobre o assunto), mas quero assegurar que a Comunicação Agressiva (características citadas acima) é a que provoca mais danos. Tanto em quem fala quanto no interlocutor, quem ouve. Principalmente neste último…

Vamos nos empenhar em tornar esse mundo um lugar de diálogos mais possíveis? Com relações de ganha-ganha, onde todos podem se beneficiar. Você pode fazer o seu papel, escolha a paz e exercite isso com você mesmo, com o vizinho, no ambiente familiar, etc. A paz no mundo começa em cada um de nós.

Deixo uma sábia frase para reflexão: “Quer fazer algo para promover a paz mundial? Vá para casa e AME a sua família…” (Madre Teresa de Calcutá).


ELIANE MOITINHO

Jornalista, Coach de Oratória e Hipnoterapeuta.

Graduada há 15 anos, com MBA em Marketing Digital e especialista em Audiovisual. Atuou como repórter/apresentadora nas TVs GLOBO, BAND, RECORD e CNN Brasil. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/eliane-neves-moitinho?originalSubdomain=br




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching