12 dicas para te estimular a ler mais

A leitura rotineira pode trazer diversos benefícios para sua vida. Confira algumas dicas para te estimular a manter esse bom hábito.



A leitura é importante para o desenvolvimento das crianças e faz com que se tornem adultos questionadores.  Algumas pessoas já nascem com o hábito da leitura e o cultivam desde a infância, porém se você não consegue se concentrar e ler ao menos um livro por mês fique atento nas dicas que estarão a seguir. Não existe uma fórmula mágica para cultivar o hábito e amor pela leitura, mas basta começar a ler que você perceberá o quão gratificante é concluir uma leitura proveitosa.

  1. Escolha livros de gêneros de que você gosta, não adianta escolher livros conhecidos e clássicos com mais de mil páginas para o primeiro contato com a leitura.
  2. Tire um tempo do seu dia para a leitura, cultive o hábito nem que sejam poucos minutos antes de dormir.
  3. Desligue a televisão e embarque na história escolhida, não precisa cortar a televisão de sua rotina, mas sim destinar um pouco do tempo que passaria assistindo e destiná-lo à leitura.
  4. Crie um espaço para leitura em sua casa, não precisa nada muito elaborado, mas que seja aconchegante enquanto estiver lendo. 
  5. Cultive amizades que gostam de ler, procure pessoas para conversar sobre os livros que está lendo e peça dicas de acordo com seu gosto de leitura.
  6. Faça metas de leitura, estipule uma quantidade de páginas diárias ou uma quantidade de livros que lerá durante o mês. Vale também já deixar os títulos escolhidos para facilitar e economizar o tempo. Crie uma agenda ou até mesmo um cronograma em sites voltados para leitores para verificar seu progresso nas leituras. 
  7. Procure dicas de livros em sites, blogs, canais do Youtube e no Skoob. Sempre existem pessoas com o mesmo gosto literário que o seu e é importante essa troca de percepções sobre as leituras que estão feitas e novas indicações de obras que poderão o agradar.
  8. Caso esteja mais habituado com a leitura, procure variar os gêneros que serão lidos e até mesmo ler dois livros ao mesmo tempo para treinar o cérebro a separar as histórias e melhorar a sua capacidade de retenção do que é lido. 
  9. Faça visitas a bibliotecas, livrarias ou sebos, você sempre irá encontrar algum título que o agrade e chame a atenção para a leitura. Esse contato com os livros físicos fará com que você sinta mais vontade de ler. 
  10. Use a tecnologia a seu favor, tenha sempre um e-book em mãos para aquele tempinho que sobra no descanso do trabalho ou enquanto espera ser atendido em algum estabelecimento. Agora é possível baixar aplicativos de bibliotecas em seu celular e tablet e armazenar os livros que você pretende ler, sendo que os livros digitais salvam o progresso da leitura e contam com diversos mecanismos para tornar a leitura interativa. 
  11. Faça parte de Clubes de Assinatura que enviam livros mensalmente, à escolha da curadoria do grupo, pois assim você terá livros indicados por outros leitores e conhecerá novas histórias e gêneros literários. 
  12. Não torne a leitura uma obrigação, mas sim uma forma de diversão e descontração. Quando a leitura se torna uma obrigação, o prazer ao conhecer novas histórias se torna enfadonho e poderá desmotivá-lo. 

Para você que chegou até aqui, não deixe de participar do SORTEIO: 1 ANO DE LIVROS GRÁTIS que a loja do ILC Coaching está realizando nesse mês de fevereiro. Para isso, acesse loja.institutolifecoaching.com.br e inscreva-se em nossa newsletter. 

Equipe ILC





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching