2021! De onde podem vir as soluções? – Osmar Marinho

Três (03) valiosas fontes de soluções humanas



A resolução de problemas deve ser o nosso propulsor. Na vida, o que teremos sempre são problemas, dos mais simples aos mais complexos, para solucionarmos. 

Aqui, vamos falar de três fontes de soluções quando bem usadas,  mas que podem, também, ser fontes de problemas quando mal usadas. São elas:

Pensamentos

Nossos pensamentos são construídos por um conjunto de coisas que nossos sentidos absorvem no dia a dia. Essas construções, que acontecem nas diversas áreas de nossas vidas, tem a ver, sem dúvida, com aquilo que nos relacionamos.

Uma forma de construirmos pensamentos saudáveis é buscarmos relacionamentos saudáveis.

Problemas, todos temos. A questão é, que tipos de problemas queremos e devemos absorver, cultivar, desenvolver, etc.?

Uma coisa é certa: muitos dos problemas do novo ano foi gerado no velho ano. Como do novo dia, é gerado no dia anterior. Hoje, estamos gerando os problemas de amanhã.

No livro do Ralph Kilmann, “Gerenciando sem Recorrer a soluções paliativas”, que costumo citar, a lição mais importante que aprendi foi evitar aplicar soluções temporárias, preferindo as soluções duradouras.

A realidade, é que em algumas situações vamos aplicar soluções emergenciais que terão curta validade, mas isto não pode ser a regra.

Tanto nós da “OSMARNATUS CONSULTORIA” quanto do INSTITUTO LIFE COACHING (opinião desse que vos escreve), trabalhou no ano findo para gerar soluções duradouras que se consolidarão em 2021.

O conteúdo gerado tem como propósito ajudar os leitores a, também, gerarem possibilidade de novas soluções. Aqueles que assim entenderam e aproveitaram, por certo, vão continuar avançando no novo ano.

No entanto, quem não fez assim, terá, com certeza, novas oportunidades e estaremos por aqui. Acreditamos, que onde não esperamos a esperança está lá esperando por nós.

O trecho do livro F.O.C.C.O., a seguir traz algumas considerações sobre este assunto:

Como todas as coisas, modelar, também, segue um fluxo, ou passo a passo. Este passo a passo, vamos chamar de fases da modelação, que, basicamente, são: mental e atitudinal.

Há algum tempo atrás fiz um curso de oito horas e tive um problema de saúde no qual não consegui ficar no local, mas uma expressão eu guardei: pensamentos geram sentimentos que geram comportamentos. Essa expressão me ajudou em muitos momentos, pois passei a ter mais cuidados com os meus pensamentos já que sabia que os mesmos iriam produzir meus sentimentos e consequentemente meus comportamentos.  

A pergunta necessária aqui é: o que alimenta a fase mental?

É possível afirmar que a fase mental é alimentada por coisas que ouvimos, vemos, lemos, participamos, etc., então temos que ter cuidado, pois é a partir disto que vamos estar gerando nossos modelos.

Aqui vai um exemplo: quando escrevi o meu primeiro conteúdo ADMINISTRAÇÃO PARA TODO TIPO DE NEGÓCIO estava trabalhando para uma empresa, preparando a mesma para certificação e tinha encontrado o livro gerenciando sem recorrer a soluções paliativas, do Ralph Killman, e terminei influenciado pelos resultados que estávamos obtendo com a aplicação da experiência, conhecimentos e informações adquiridos, como também do novo conhecimento que estava adquirindo com o livro citado. 

No cotidiano, muitas vezes, fica difícil evitarmos certos ambientes, situações, pessoas, etc., o que nos leva a introduzirmos, na nossa mente, coisas que poderão nos influenciar, tanto positiva quanto negativamente. Devido a isto precisamos triar nossos pensamentos e focarmos naqueles que, de fato, estão de acordo com o que é o melhor modelo para nós. Para isto vamos implementar um processo que chamaremos de: Sintetização do pensamento.

A sintetização do pensamento deverá ser feita em duas bases: a verbal e a escritural.

Base Verbal

Esta é uma parte do processo de sintetização do pensamento muito importante, pois consiste em atendermos uma necessidade que todos temos, que é falar sobre o que pensamos e aqui teremos que desenvolvermos uma capacidade de não dizermos tudo para todos. Vamos precisar escolher as pessoas com as quais dividiremos nossos pensamentos relativos ao que queremos modelar. 

Vale ressaltar que a verbalização pode ser falada ou escrita. Posso colher informações, sugestões, instruções, etc., tanto numa conversa direta quanto por e-mail ou outro meio escrito qualquer.  

Uma das formas de sabotarmos nossos processos de modelação é falarmos para pessoas inconvenientes. Por isso precisamos ser cuidadosos ao nos referirmos sobre aquilo que intencionamos modelar.

As pessoas convenientes não são as que vão concordar conosco, mas as que nos dirão o que precisamos saber, seja favorável ou desfavorável ao nosso interesse, desde que seja algo coerente, claro, consistente, etc. que contribua construtivamente para a sintetização do pensamento.

Base escritural

Há muito tempo, trabalhei com um Gerente muito competente que sempre me dizia: cabeça não é lugar para se guardar nada. Chega um momento do processo de sintetização do pensamento que precisaremos escrever, anotar, registrar, etc., o que estamos pensando e falando, para quando voltarmos a pensar naquele assunto não ficarmos dependente da memória, principalmente nesses tempos de tanta informação e mudança rápida dos eventos. 

Existem duas coisas extraordinárias que nos ajudarão sobremaneira a sintetizar o pensamento através da escrituração, que são: histórico e história.

Vamos todos juntos pensarmos bem e solucionarmos melhor nossos problemas em 2021.

Decisões  

Tomar decisões é sempre, para nós, um grande desafio. A seguir um trecho do artigo “CINCO (05) D DO SUCESSO” publicado no Blog do Instituto Life Coaching:

Há pouco tempo, escrevi um texto em que abordei sobre três decisões poderosíssimas que tomaremos, ou não, todos os dias: O que começar? O que repetir?  O que eliminar?

O que começar?

Para que o tempo foi dividido em anos, meses, semanas, dias, horas, minutos, segundos, etc.? Acredito que é para nos programarmos, organizarmos, etc.

Uma forma simples de fazermos essas coisas é através do agendamento. O uso adequado de uma agenda diária, nos possibilita programarmos o que pretendemos começar a cada dia que vai se iniciar, seja o dia seguinte ou qualquer outro dia estabelecendo uma data e se necessário a hora precisa.

Pode parecer um tanto banal essa atitude, mas por não ser aplicada, em muitos casos, termina contribuindo de forma decisiva no fracasso dos projetos.

Quando senti o desejo de escrever este artigo, dispus do tempo adequado, trabalho necessário e investimento suficiente, defini o tema e os tópicos, decidi começar, repetir e eliminar tudo que fosse preciso para ir até o final.  

O que repetir?  

No nosso dia a dia o que mais fazemos é repetir coisas. Por necessidades pessoais, profissionais, empreendedoras, organizacionais, etc.

Existem muitas dessas repetições que são automáticas, praticamente. Outras, já são mais difíceis. Tendemos a nos esquivarmos de iniciarmos e repetirmos aquilo que não dominamos, ainda.

Muitas vezes, por uma questão de hábito ou vício, queremos manter coisas que já deveriam ter sido substituídas ou, simplesmente, eliminadas.

As duas ações básicas citadas aqui: programar e organizar, já são fortes posicionamentos para que se repita apenas o necessário.

O que eliminar?

Uma torneira pingando pode gastar mais de mil litros de água por mês. Com os recursos humanos, financeiros, materiais, tecnológicos e mercadológicos, não é diferente. Se não buscarmos eliminar os vazamentos de recursos estaremos dificultando a aquisição de saldo positivo satisfatório nos nossos projetos.

A eliminação de repetições desnecessárias, assim como a iniciação de ações necessárias vão consolidar um feliz resultado.

Ao colocarmos em prática essas três decisões vamos está aproveitando sobremaneira essa fonte de solução de problemas que é a decisão.

Ações

Consideramos que a solução é diretamente proporcional à preparação. Precisamos, em cada ação verificar, honestamente, se estamos: Despreparados, mal preparados ou preparados.

Despreparado 

Haverá situações em que teremos que agir sem uma preparação prévia, isto é normal, mas não pode se tornar uma rotina. 

Logo que notarmos que determinada situação tende a ser repetitiva, temos que buscar, imediatamente, a preparação que tem que ser adequada.

Caso não procedamos assim as ações ao invés de serem soluções serão problemas que se acumularão e causarão desgastes que poderão gerar problemas incontroláveis.

Mal preparado

É difícil dizer que pode causar o dano pior: o despreparado ou o mal preparado.

A questão é que o mal preparado pode já estar viciado à sua má preparação e pode ter dificuldade de se deixar preparar.

Ações de quem se encontra mal preparado pode causar danos irreparáveis.

 

Preparado

Essa é a condição que devemos objetivar. Quero deixar aqui parte de um texto que escrevi e publiquei recentemente:

A grande realidade é que o aproveitamento de um ano, de um mês, de uma semana, de um dia, de uma hora, etc. vai refletir no ano seguinte e assim sucessivamente. Quando se trata do nosso tempo, temos, pelo menos, duas (02) formas de aproveitá-lo: 

BEM. Não apenas eu, mas muitos de nós consideramos o tempo a nossa mais importante matéria-prima. Para tudo que formos realizar vamos precisar de tempo. O uso adequado do tempo, como das demais coisas, nos leva ao bom aproveitamento. 

MAL. Como todas as coisas, usadas da forma errada, o tempo, também, pode ser perdido ou estragado. Quando separamos um tempo para algo e usamos errado ou deixamos de usá-lo estamos gerando uma perda de tempo.

Ações produtivas e proveitosas alavancam nossos resultados e são frutos de soluções encontradas e aplicadas com sucesso.

Vamos manter os pensamentos, as decisões e as ações como fontes de soluções sempre limpas e bem tratadas para sempre que precisarmos delas possamos desfrutar prosperamente.


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching