5 dicas para enfrentar seus medos e superar sua ansiedade

Liberte-se de sentimentos e emoções que travam o seu progresso



Você já parou para pensar sobre o quanto fomos doutrinados pelo senso comum, a parecermos bem o tempo todo? Essa cultura nos treina a ignorar o que nos incomoda, a “engolir sapo” para buscar pertencimento, temer o julgamento para sermos amados e reconhecidos. Observando o contexto que esta cultura nos insere, é inevitável que tenhamos alguns problemas com medos e ansiedade. Antes de mais nada, é importante dizer que o nível de ansiedade no qual eu estou me referindo por aqui ainda não chega a ser diagnosticado como Transtorno de Ansiedade e se este for o seu caso, busque recomendações de um especialista de saúde mental. Agora para você que está começando a perceber que a ansiedade e o medo estão te atrapalhando ou impedindo de viver a vida que deseja, você não está sozinho.

Apesar de quando estamos mergulhados dentro destes sentimentos, alimentarmos uma sensação de que há algo de errado conosco e excluindo a possibilidade de isso ser mais comum ocorrer também com outras pessoas do que parece, a ansiedade é um estado emocional da natureza do ser humano.

A boa notícia é que existem estudos que mostram que, diante de seus medos, você pode ganhar a coragem que precisa para superar outras preocupações que possa ter. Aqui estão cinco dicas para enfrentar seus medos e superar a ansiedade.

Não vá sozinho
Quando você está enfrentando seus medos, pode ser benéfico ter alguém que você possa compartilhar suas experiências, ser vulnerável e autêntico com o que está lidando. Talvez você conheça alguém que tenha o mesmo medo que você, que possa fazer parceria com você, para que vocês possam se encorajar e inspirar um ao outro.

Aumente sua confiança
Quando estiver se preparando para encarar seu medo, pode ser imensamente útil lembrar de todas as outras coisas corajosas que você realizou em sua vida. Lembre-se de como se sentiu para atingir seu objetivo. Reconhecer os atos anteriores de coragem pode ajudá-lo a enfrentar seus medos.

Reconheça o Medo
Muitas vezes, nossos medos são relegados ao fundo de nossas mentes, não reconhecidos e ignorados. Mesmo quando confrontados com a ansiedade, muitas vezes escolhemos apenas sentir o problema, e nunca investimos tempo para compreender o nosso medo. É importante que você descubra onde este padrão começou e você pode fazer isso através da hipnose, por exemplo. Comece a prestar atenção em como o seu corpo se sente e reconheça a sensação como um sintoma, em vez de algo mais significativo.

Mantenha um diário de gratidão
Tem havido muitos estudos ao longo dos anos sobre os efeitos positivos de manter um diário de gratidão. Esses estudos sugerem que as pessoas que praticam a gratidão têm níveis mais altos de emoções positivas, um sistema imunológico mais forte, sentem-se menos solitárias e têm mais felicidade em suas vidas. Em vez de se concentrar no negativo da sua vida, seja grato por tudo que você tem. No começo poderá não ser fácil e muitas vezes você poderá não sentir gratidão verdadeira, mas exercite. O treino fortalece esse músculo e deixa disponível e possível o surgimento do sentimento.

Exponha-se ao que você teme
Embora possa ser aterrorizante, se você quiser superar seus medos, você terá que enfrentá-los. Sente-se e defina o pior cenário do resultado desconhecido, percebendo que o pior cenário raramente acontece. Ao fazer isso, você começará a perceber que, toda vez que fizer algo assustador, fica um pouco mais fácil.

É possível enfrentar seus medos e superar sua ansiedade. Enfrentar o seu medo levará você a viver uma vida melhor, livre e com leveza. Quem não quer, né?


Kamilla Del Monte

Programadora Neurolinguística e Hipnóloga

Programadora Neurolinguística e Hipnóloga




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching