A sequenciabilidade das proposições!

Tudo está na mais perfeita ordem?



Há, no meu modo de ver, dois tipos de perfeição: A humana, que considero relativa e a divina, que é, com certeza, absoluta. Fomos feitos semelhantes a Deus, por isso, também, perfeitos.

O nosso tema traz três partes que vamos tratar um pouco neste artigo, que são: As proposições, as habilidades e as sequencias.

As proposições

A vida, sem qualquer sombra de dúvida, nos apresenta muitas proposições em todas as áreas. Sabermos lidar com cada uma delas será determinante para o nosso êxito existencial.

Todas as proposições nos levarão a mesma coisa: Relacionamentos. Tudo que nos envolvemos, em que nível for, tem outra (s) pessoa (s) por trás.

Sabemos que as proposições podem ser benéficas ou maléficas. Não temos como medir as consequências de uma proposição de forma prévia.

Se pudermos conhecer as pessoas, seus valores, suas intenções, seus gostos, etc., que estarão envolvidas em determinada proposição, podemos tirar alguma conclusão que nos ajude a decidir se vamos receber aquela proposição ou não.

O fato é que para conhecer é preciso interagir e nessa hora começa um certo envolvimento que pode causar avanços irreversíveis. 

Além das proposições precisamos estar preparados para as imposições da existência humana. Quando temos um filho(a) e este(a) se envolve com alguém que não consideramos uma boa escolha, na maioria das vezes, não podemos rejeitar.

Vamos fazer algumas simulações de proposições e consequências benéficas e maléficas.  

Benéficas

Você aceita um convite (proposição) para participar de um evento de negócios online e nele aprende alguns novos métodos e ao colocar em prática, cria e estabelece um negócio de sucesso.

Você está desempregado, recebe um e-mail e é uma convocação (proposição) para um trabalho temporário e voluntário. 

Você aceita e quando acaba aquele trabalho, por causa do seu desempenho, você é convidado a trabalhar na empresa de um dos participantes e se torna bem-sucedido naquela empresa e em sua vida como um todo.

Maléficas  

Você recebe uma proposta para uma apresentação de negócio em sua casa e aceita. Aquelas pessoas fazem a apresentação e te convencem a entrar no negócio.

Passados alguns meses, após você ter investido um bom valor, aquele negócio é interditado pelo governo e você perde seu dinheiro.

Você está em casa e seu vizinho te chama às pressas pedindo sua ajuda, você não sabendo que ele se meteu em uma confusão, sai inocente e fraternalmente para ajudá-lo. 

Chegando lá você é envolvido em um problema com outro vizinho, sem nenhuma culpa, e termina sofrendo um dano.

Assim é a vida. Uma sucessão de proposições intercaladas por imposições nas quais precisaremos suportá-las e superá-las para que tenhamos êxito.

As habilidades

Cada proposição exigirá várias habilidades que podem se configurar como normais e especiais.

Normais   

Marchar, é uma habilidade normal para o exército, assim como nadar, é para marinha e voar, para a Aeronáutica.

Um dos desafios que enfrentamos é o de conciliarmos as habilidades exigidas pelas proposições com as nossas próprias habilidades.

A impossibilidade de aquisição de uma determinada habilidade pode ser o ponto crítico para não acessarmos uma ou mais proposição.

Alguém nos propõe um negócio e se este negócio exige experiência em determinada área, se não possuirmos essa experiencia estaremos fora da oportunidade proposta. 

Especiais

Na medicina, a habilidade de realizar cirurgias é uma habilidade especial. Todos que se formam em medicina, são médicos, mas só os que se especializam em cirurgia, são cirurgiões.

Para cada especialidade há a necessidade de aquisição de uma habilidade especial. Uma das causas de muitos negócios, nas diversas áreas da vida, não darem certo é por conta da desconsideração das habilidades especiais que cada proposição exige e que não é devidamente atendida.

Aqui vai um trecho de um recente texto que publiquei no Linkedin https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6757005277989494784/ 

e que teve uma aceitação maravilhosa:

Se você está pescando com vara, não assanhe os peixes. Se assim fizer, estará trabalhando para o pescador de rede.

Se você não vai conseguir atender, não desperte o mercado. Se assim fizer estará trabalhando para concorrência.

Se você não pode promover, não qualifique além do necessário. Se assim fizer estará trabalhando, de graça, para o mercado.

As sequências

Há, pelo menos, dois (02) tipos de sequência que precisamos dar às proposições: da constância e da continuidade. Como assim?

Um dos papéis que uma imposição cumpre nas nossas vidas e que não queremos é o da quebra de constância ou de continuidade daquilo que estamos realizando bem.

A realidade é que uma proposição aceita, também, pode quebrar a constância e a continuidade de algo que estamos desenvolvendo bem.

Como mostramos no tópico anterior, é preciso que tenhamos as habilidades necessárias para pormos em pratica as proposições que aceitamos.

Uma das habilidades é, sem dúvida, a habilidade de gerar recursos financeiros suficientes para bancar a proposição aceita.

A falta dessa habilidade tem sido a causa de muitas proposições relevantes aceitas perderem sua constância e alguns casos a sua continuidade, causando frustração e criando crenças que perduram, às vezes, por toda uma vida, atrofiando as pessoas.

Há duas ferramentas fundamentais que nos ajudam a amenizar a possibilidade de quebra da constância e da continuidade, são elas: Planejamento e plano.

Aqui não vou falar delas, mas vou deixar uma fonte de pesquisa:

O livro: ADMINISTRAÇÃO – Teoria, Processo e Prática de Idalberto Chiavenato – Editora Campus.

Enfim, precisamos desenvolver as habilidades necessárias para sequenciarmos as proposições da forma mais adequada possível.

Para isto, em primeiro lugar, precisamos desenvolver uma sensibilidade que nos auxilie a escolhermos bem as proposições que aceitaremos ou rejeitaremos.

Tudo, em absoluto, diz respeito a relacionamentos e temos que amar nosso próximo como a nós mesmos. O que não me faz bem não devo passar para ninguém.


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching