Administrando o progresso

COMO MELHORAR OS ASPECTOS DA VIDA INTERIOR NO TRABALHO



A vida interior no trabalho consiste na parte invisível da experiência que cada indivíduo vive no dia a dia dentro da empresa. Ou seja, não é algo que possa ser percebido de forma clara em pesquisas de clima, reuniões ou indicadores de desempenho. Este artigo tem como objetivo compreender os componentes da vida interior no trabalho, e assim, relacioná-los com o progresso da organização.

Segundo Teresa Amabile e Steven Kramer, a vida interior no trabalho é composta por três aspectos que somados, representam a experiência vivenciada por cada indivíduo no trabalho. São eles:

  • Percepções: sobre a empresa, a chefia, os colegas e o trabalho em si.
  • Emoções: durante a jornada de trabalho, e também, o grau de intensidade de cada emoção.
  • Motivações: sejam elas extrínsecas, como salário e status, ou intrínsecas, como propósito satisfação. 

 

COMO MELHORAR A VIDA INTERIOR NO TRABALHO?

Para melhorar a vida interior no trabalho dos colaboradores, é necessário que sejam compreendidos e desenvolvidos cada um dos aspectos já citados. A seguir, serão abordadas formas de desenvolver cada um deles, e com isso, melhorar a experiência de cada membro do time.

Os líderes e profissionais de recursos humanos devem analisar e compreender as percepções de cada um perante a empresa, os colegas e o trabalho. Para isso, as pesquisas de clima quando bem executadas podem auxiliar de forma eficaz. Entretanto, somente este fator pode não ser suficiente, e neste sentido, recomenda-se trabalhos de coaching com o time. Podendo assim, serem desenvolvidos com a contratação de coachs especialistas em business, ou sendo executado pelos próprios líderes e RH.

Referente ao aspecto emocional, torna-se mais difícil identificar exatamente quais emoções e sentimentos que cada membro do time sente durante o trabalho. Dessa forma, deve-se focar no desenvolvimento de inteligência emocional em todos os níveis da empresa, através de treinamentos, psicólogos organizacionais etc. Além disso, são indispensáveis a aplicação constante de feedbacks positivos e o reconhecimento do time, seja de forma financeira, elogios em público, ou premiações.

As motivações são classificadas em extrínsecas e intrínsecas. As extrínsecas vêm através de um estímulo externo ao indivíduo, como por exemplo: salário, comissões e status. Já as motivações intrínsecas são relacionadas a satisfação, prazer e interesse pessoal com o trabalho. É confirmado segundo estudos, que este segundo tipo é bem mais eficiente em termos de relação com o alto desempenho. Portanto, o líder deve focar em identificar as motivações intrínsecas de cada membro do time. Para isso, recomenda-se o uso de coaching para identificar os propósitos individuais e conectá-los com os objetivos da empresa.

 

O PRINCÍPIO DO PROGRESSO

O princípio para o progresso das organizações está em fornecer as condições necessárias para uma ótima vida interior no trabalho. Diante deste entendimento, os líderes devem administrar a carga emocional e o clima organizacional consequentes dos eventos vivenciados durante a jornada. Isto é, potencializar as experiências positivas e minimizar as negativas.

O desafio então, é aumentar a carga emocional de eventos positivos, como conquistas e metas alcançadas, e diminuir a carga de evento negativos, como conflitos internos e frustrações. No entanto, é inevitável que as pessoas sintam emoções negativas durante o trabalho, contudo, o que realmente importa, é que a quantidade ou intensidade das emoções positivas sejam maiores. Ou seja, o “saldo emocional” deve ser positivo. 

Amabile e Kramer afirmam que, administrar o progresso de uma organização é administrar os eventos ocorridos no dia a dia. Para esse fim, os líderes devem adotar um estilo democrático e afiliativo, além de fornecer feedbacks positivos constantemente, reconhecimento dos colaboradores e celebrações de metas alcançadas. E também, minimizar cargas emocionais negativas, como por exemplo, anunciar uma notícia ruim ao grupo de forma sútil, ou então, tornar uma crítica algo construtivo.

Referências e indicações: – O Princípio do Progresso, Amabile e Kramer, 2011. – E o artigo publicado pelo autor neste portal: A Vida Interior no Trabalho.


Gabriel Lopes

Profissional de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

Atua na área de gestão de pessoas com: capacitações,  treinamentos e desenvolvimento de lideranças. Além disso, cursa especialização Black Belt em Lean Six Sigma, para otimização de processos.

Sua carreira profissional iniciou em uma multinacional italiana, onde teve a oportunidade de liderar uma equipe, implementar projetos e comandar o planejamento industrial da empresa. Neste período, através de um mentor dentro da Organização, despertou o interesse por liderança e gestão de pessoas. Seu objetivo profissional é auxiliar executivos, gestores e jovens profissionais, a se desenvolverem como líderes.




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