Aprenda a cultivar o hábito da leitura

Confira a seguir dicas de como começar a cultivar o hábito da leitura.



Hoje, 12 de outubro, é o Dia Nacional da Leitura, então nada mais do que justo incentivar um pouco mais esse lazer que além de ajudar a relaxar, ajuda na memória e tantos outros benefícios. De acordo com um estudo feito com a população brasileira entre novembro e dezembro de 2015, cerca de 56% da população possuem o hábito da leitura e conforme o que foi dito pelos entrevistados, costumam ler 2,54 livros nos três últimos meses, em média, este número diminui quando é considerada a leitura da obra completa, 1,06. Então confira a seguir dicas de como iniciar sua vida literária e conseguir cultivar o gosto pela leitura.

Tenho falta de atenção e a leitura não me prende, o que fazer?

O mais importante nestes casos é começar aos poucos, sem metas e sem pressão, por exemplo, não tenha em sua mente que irá sentar e ler um livro de 200 páginas em poucas horas, isso não acontecerá. Primeiro você deve selecionar um livro que tenha interesse, seja de conteúdo religioso, relacionado ao seu trabalho ou até mesmo um gênero que você tenha afinidade como policial, drama ou ficção. Depois de selecionar o livro, deixe um tempo reservado por dia para fazer a leitura, mas caso não consiga se concentrar não force a leitura e vá fazer outra coisa. Quando tiver mais um tempo, tente novamente, e perceberá que em pouco tempo estará conseguindo ler muitas páginas e apreciando cada uma delas. o Instituto Life Coaching possui algumas opções para os leitores que estão iniciando nessa jornada e querem leituras inspiradoras (https://loja.institutolifecoaching.com.br/).

Como incentivar meus filhos a lerem?

As crianças aprendem pelo exemplo, então se você gosta de ler perceberá que será mais fácil cultivar o hábito da leitura em seus filhos. Caso você não seja um leitor voraz, tente criar um momento familiar para que você possa ler para os pequenos e que esse tempo se torne uma rotina prazerosa para as crianças. Uma dica é deixar um tempinho antes das crianças dormirem para contar uma história, pois assim além de incentivar a leitura você conseguirá acalmá-las o suficiente antes de que elas caiam no sono.

Existem outras opções de leitura?

Se você não gosta de livros, saiba que esse não é um motivo para não gostar de ler. Existem diversas outras opções para cultivar a leitura e tornar esse momento de aprendizado mais relaxante e prazeroso. As revistas são uma boa pedida para aqueles que gostam de estar por dentro de um assunto mais especializado ou até mesmo aquelas revistas sobre celebridades, já que toda leitura é válida. Os E-Books são uma opção para aqueles que gostam de ler, mas não gostam de carregar o livro físico para todos os lados. Jornal Impresso, Sites de notícias, blogs e quadrinhos são outras opções para você começar a ler, portanto não há como dizer que nada o interessa, existem diversas formas de leitura e com certeza uma delas irá o conquistar.

Por: Rafaella Ehlke





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching