Aprenda como se colocar em primeiro lugar

Você cuida mais dos outros do que de você mesma?



Não é nenhuma novidade que muitas mulheres, acabam por cuidar mais dos outros do que de si próprias. Além do nosso natural instinto maternal, fomos ensinadas que somos nós que precisamos cuidar da casa, dos filhos, do marido. E como fomos ensinadas? Através dos exemplos práticos das mulheres que conviviam com a gente enquanto crianças e das inúmeras crenças que ouvimos ao longo da nossa vida.

“Mulher dá conta de tudo.”

“Isso é coisa de mulher.”

“Mulher cuida da casa e dos filhos, homem cuida do dinheiro.”

“Ele quer a mãe.”

“Lavar, passar, limpar e cozinhar é coisa de mulher.”

“Não pode dizer não.”

As mulheres acreditam que é seu dever cuidar dos outros e que se assim não fizerem, serão consideradas egoístas, não estarão cumprindo com seu papel e suas responsabilidades e até acreditam que ninguém faz melhor que elas.

Resultado disso: as mulheres estão sobrecarregadas, cansadas, desmotivadas, com a saúde mental e física prejudicadas, autoestima baixa e desequilibradas.

Mas, para mudar isso, não é precisa abdicar totalmente de cuidar dos outros para cuidar de si. É possível encontrar um meio termo nesse caminho.

Siga os passos abaixo para mudar essa realidade:

1 – Aprenda a dizer não:

Você deve estar pensando “é fácil dizer isso, mas não consigo! ”, e eu te pergunto: “você realmente já tentou? ”. Para mim, dizer não era algo muito difícil também, mas eu consegui mudar isso quando eu passei pelo primeiro não e por toda aquela sensação horrível que isso causa: o coração fica acelerado, o calor sobe do pescoço para o rosto, a voz fica trêmula, a gente começa a suar. Foi encarando essa barreira que eu disse meu primeiro não, assim, bem simples, sem justificativas, somente um “não obrigada”. Negar um convite ou um pedido não é sinal de falta de educação, falta de respeito ou comprometimento. Tudo sempre depende da forma como falamos então, seguem algumas sugestões educadas, objetivas e diretas:

 “Não, obrigada! ”

“Agradeço o convite, mas não posso ir”

“Não, tenho outras prioridades, obrigada!”

“Não quero, obrigada!”

“Não gosto, obrigada!”

“Neste momento eu não posso, talvez mais tarde ou dia tal! ”

É assim simples? Sim, assim simples, sem grandes justificativas. Experimente e sinta o alívio de fazer o que é importante para você.

2 – Aprenda a definir prioridades: 

Antes de continuar lendo, pegue papel e caneta e responda: Neste momento, anote as 5 prioridades da sua vida atualmente. Enumere-as de 1 a 5, colocando a mais importante ao lado do número 1.

Agora, responda com sinceridade: você está nessa lista? Se está, em qual lugar está? Se você é daquelas mulheres que faz tudo pelos outros e para os outros, você não deve estar em primeiro lugar. E se você quer mudar isso, comece definindo quem e o que é prioridade e se coloque em primeiro lugar.

“ Mas Luana, e meus filhos? Eles estão em primeiro lugar!”. Sim, eu sou mãe também, mas se nós mães não nos colocarmos em primeiro lugar e estivermos bem, não teremos como ser suporte e estarmos bem para nossos filhos, concorda?

3- Aprenda a gerenciar seu tempo: se você está se sentindo desmotivada, frustrada, chega ao final do dia cansada, com a sensação de que não fez nada, você deve estar com um sério problema de gestão do tempo. Não tem jeito, precisa saber se organizar para poder incluir na rotina suas prioridades e tirar um tempo para cuidar de você. Comece por usar uma agenda, seja física ou online para poder registrar compromissos e tarefas.  Isso é o mínimo. Tirar da cabeça tudo que precisa ser feito e anotar, diminui a sobrecarga mental, auxilia a enxergar as prioridades e consequentemente, fica mais fácil de dizer não. Se você precisa de dicas para organizar seu tempo e ser mais produtiva, acesse meu Instagram, lá tem muito conteúdo gratuito que vai te ajudar.

4 – E por último, mas não menos importante, reflita sobre como essa atitude de cuidar mais dos outros do que de você mesma pode impactar o seu futuro. Se você continuar agindo assim, o que de pior pode acontecer? Como você acredita que estará se sentindo daqui a 2 anos? Como estará sua aparência e sua saúde daqui a 5 anos? Se isso tem te incomodado, busque mudanças, busque ajuda, faça algo antes que o peso fique insuportável.


Não abra mão de cuidar de você!

Lembre-se que o cuidador também precisa de cuidados.

Se colocar em primeiro lugar não é egoísmo, é amor próprio.





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching