Cinco tarefas do sucesso

O que devo implementar (ou eliminar)? Eis a questão.



Ao final deste artigo estaremos trazendo um case real onde vamos mostrar três tipos de resultados: POSITIVO; SATISFATÓRIO; e EXTRAORDINÁRIO.

Caso você não tenha lido o artigo CINCO (05) “D” DO SUCESSO (REALIZAÇÕES), é interessante que você leia, pois vai ter uma clareza maior sobre este artigo.

Em todo negócio, seja novo ou em andamento, vamos precisar assumir um compromisso com as cinco tarefas seguintes, se quisermos alcançar e manter o sucesso de nossas ações, planos, etc. São elas:

Implementar 

Em tudo que fizermos, teremos que passar por essa tarefa. Implementar, é colocarmos em prática uma ação, um plano, um projeto, etc.

A partir deste artigo vamos centrar nosso foco nas tarefas com uma precisão muito mais assertiva, buscando não somente o resultado positivo, mas, também, o resultado satisfatório e o extraordinário.

Vamos tratar de implementação a partir de duas ações: de nivelamento e de melhoria.

Ações de Nivelamento

É muito comum em toda organização ou organismo haver desempenhos distintos. Sendo, uns mais elevados e outros, mais baixos.

Ocorre que quando há uma diferença muito grande entre alguns desempenhos, os mais baixos terminam prejudicando o desempenho geral.

Vamos comparar os departamentos de vendas e de compras na mesma empresa. Se o desempenho de um desses departamentos não acompanhar o do outro, teremos um estrangulamento do atendimento, caso compras não atenda a demanda das vendas, ou um problema de excesso de estoque, caso vendas não cumpra as metas. 

A implementação de ações de nivelamento, tem o papel de equilibrar os desempenhos de departamentos, setores, secções, pessoas, etc. nas organizações e organismos.

Ações de Melhoria

O nivelamento, também, é uma melhoria, em que tiramos um componente do nível crítico (abaixo do aceitável) para um nível aceitável. Podemos chamar essa melhoria, de melhoria de urgência.

Aqui, vamos tratar da melhoria planejada que deve ser implementada por um programa de melhoria.

No nosso livro 07 JOÃOZINHOS 07 MARIAZINHAS – TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO, apresentamos o PROANIMO (PROGRAMA DE ACELEREÇÃO DO NIVELAMENTO E MELHORIA ORGANIZACIONAL).

No PROANIMO, temos: Implementação, Gestão e Renovação

A implementação tem duas ações: comunicação (consultar, informar e interagir) e mapeamento (levantar situações, identificar causas e apontar possíveis soluções).

A gestão está dividida em quatro objetivos: Ambiente interno adequado, momento adequado, informações/dados adequados e manutenção adequada.

A renovação mostra a necessidade e a relevância das recompensas (premiações, bonificações, etc.)  

As implementações podem ser vistas de duas formas: ocasionais (em função da situação) e permanentes (em função do planejamento). Na próxima tarefa trataremos dessas formas.

 

Acompanhar

É o mesmo que monitorar. É seguir cada passo do desempenho até chegar no resultado.

Acompanhar, para nós, será o mesmo que medir. Ao medirmos os diversos desempenhos (performances) da ação, plano, projeto, organização, etc., poderemos evitar que as implementações ocasionais ultrapassem o tempo necessário e que as implementações permanentes sejam interrompidas. 

 

Avaliar

No acompanhamento, nós medimos. Na avaliação, vamos considerar o que fora medido. 

Podemos e devemos comparar os desempenhos e os resultados de (e entre) pessoas, processos, informações, etc.

Mais exigente que a avaliação é a auto avaliação, ou seja, a avaliação de si mesmo. Ao realizarmos uma reunião onde a pauta era avaliação e auto avaliação, constatamos que não foi difícil para os participantes avaliarem os demais, mas foi muito complicado na hora de cada um avaliar a si mesmo. Inclusive, eu tive dificuldade.

Na tarefa de avaliar deve ser inserida a criação de indicadores que darão um panorama mais claro e objetivo para o processo de tomada de decisões.

 

Ajustar

Quando não ajustamos, de forma adequada, o desempenho comprometemos os resultados.

Tudo parece fácil, simples e rápido e às vezes é., entretanto, isso acontece com pessoas, processos e informações que estão plenamente alinhados.

Todos os fatores sofrem desgastes por influência ou por intervenção de atos e fatos que ocorrem o tempo todo e ao implementarmos, acompanharmos e avaliarmos algo, o fazemos para que quando necessitarmos ajustar desempenhos, sejamos decisivos. Resultados não podem ser ajustados, podem ser melhorados.

   

Eliminar

A implementação ocasional ou temporária deverá ser encerrada. Muitas vezes por uma procrastinação isso não ocorre e provoca perdas de desempenho e de resultados.

Assim como é preciso saber implementar as ações, planos, projetos, etc., necessários é, também, preciso saber eliminar ou encerrar tais ações, planos, projetos, etc. dentro do programado.

Na dinâmica e complexa rotina do dia a dia dos negócios tendemos a adiar encerramentos e a mantermos em atividades processos que já não fazem mais sentido.

A precipitação, que são atitudes e ações prematuras, e a hesitação, que é a ausência de atitudes e ações, são danosas para o desempenho e os resultados. 

 

CASE REAL

Ao implementarmos um programa de melhoria em uma indústria de tubos de concreto em que colocamos em prática as cinco tarefas mencionadas conseguimos os três resultados seguintes: 

Resultado Positivo

Todo resultado maior do que já se está obtendo.

Todas as seções de produção, do setor 2 (dois), tinham uma meta fixa, pois estavam limitadas aos equipamentos. Antes do programa as seções terminavam a produção após as 20:00 horas. Após o programa conseguimos, na primeira fase, reduzir esse horário para 17:00 horas.

Resultado Satisfatório

Todo resultado maior do que já se está obtendo e que traz algum ganho adicional.

Na segunda fase do programa conseguimos reduzir o horário para 16:00 horas. Às 16: 00, os operários estavam deixando a fábrica e ganhando uma hora de bônus pelo desempenho.

 

Resultado Extraordinário

Todo resultado maior e muito expressivo em qualidade e produtividade.

Aquele era um momento de explosão de demanda e se fazia necessário extrair o melhor desempenho possível, pois aquele momento logo passaria.

Todos os dias pela manhã era necessário remover a produção do dia anterior da área de cura dos tubos e também liberar as anilhas (suporte onde o tubo é fundido). 

Esse processo era feito da seguinte forma na seção mais produtiva da fábrica: 

Passo 01 – O operário colocava um pneu deitado ao lado do tubo;

Passo 02 – Jogava o tubo sobre o pneu;

Passo 03 – Batia a anilha até soltar do tubo; 

Passo 04 – levantava o tubo; e

Passo 05 – Transportava até o armazenamento.

Nossa ação de melhoria:

Desenvolvemos um suporte para empilhadeira com uma argola flexível de corrente para 04 tubos. O processo passou a ser feito da seguinte forma:

Passo 01 – A empilhadeira encostava nos quatro tubos;

Passo 02 – O operário passava a argola nos tubos;

Passo 03 – A empilhadeira levantava os tubos

Passo 04 – O operário batia as quatro anilhas;

Passo 05 – A empilhadeira transportava os tubos para o armazenamento.

Conclusão: O número de passos são os mesmos. Sendo que agora o processo tinha sido quadruplicado. O esforço pelo operário era muito menor e os riscos de não conformidades e avarias, também. O processo foi expandido para o carregamento e trouxe ganhos extraordinários de qualidade e produtividade.

Nos cinco “D” do sucesso, vimos como desfrutar do desejar, do dispor, do definir, do decidir e aqui não é diferente. 

Precisamos desfrutar do implementar, do acompanhar, do avaliar, do ajustar e, também, do encerrar. 

Não é bom para ninguém continuar com algo que não faz mais sentido. Que todos nós sejamos diligentes nas nossas tarefas e sirvamos de espelho para o sucesso de outros.


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




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