Como definir um objetivo na vida?

Aprenda a identificar um objetivo na vida e não descansar até conseguir atingi-lo



Definir os objetivos em sua vida é algo que muitas pessoas não costumam fazer e vivem de acordo com o momento. Descobrir o que gosta de fazer e qual é a profissão que desejam seguir é algo que temos que pensar desde cedo, porém não podemos nos prender a uma profissão apenas por conveniência. Ter uma meta profissional é extremamente importante para uma vida plena e realizada, assim como almejar uma vida pessoal com um casamento e filhos. Algumas pessoas buscam sucesso na vida profissional e deixam de lado a vida afetiva, porém se você está tranquilo com suas escolhas não deve deixar isso de lado e sim seguir seus sentimentos e ter uma vida próspera.

Como descobrir seu propósito na vida

Antes de definir um objetivo na vida, você deverá pensar em tudo o que gosta e aquilo que o faz feliz. Autoconhecimento é a chave para definir um propósito na vida e se dedicar a ele, todos temos objetivos que parecem inalcançáveis, porém com foco e dedicação não há nada que não possa ser realizado. Ao se conhecer melhor você poderá elencar tudo o que precisa para se realizar seja pessoalmente ou profissionalmente e em cima disso fazer uma lista de metas que pretende atingir. Um novo emprego, comprar um carro, ter uma família são objetivos bons, porém você não deve se prender a propósitos que envolvam bens e pessoas, pois poderá se frustrar.

O que devo fazer quando não conseguir atingir o objetivo?

Descanse, respire e comece a trabalhar em seu propósito novamente. A vida costuma surpreender quem persiste em seus sonhos e nada é impossível de ser alcançado, você deverá utilizar a frustração como motivo para continuar. Ao definir seu objetivo na vida não desista enquanto não alcançá-lo e verá que toda a luta valerá a pena ao pensar “eu consegui”. Assim como se seu propósito na vida for, por exemplo, comprar uma casa isso será ótimo por um tempo, porém depois de conseguir a compra do imóvel sentirá uma sensação de vazio, o mesmo acontece quando você abdica de uma carreira para criar os filhos, quando eles tiverem suas próprias rotinas você sentirá falta de um propósito. Por isso é importante definir um objetivo que tenha impacto na vida de outras pessoas, como uma Ong ou fazer trabalhos voluntários, pois isso além de contribuir com a sociedade fará com que você tenha uma missão na vida e ajude os necessitados.

Quando devo definir um objetivo na vida?

Não existe uma previsão de quando você irá encontrar seu propósito na vida, algumas pessoas encontram sua missão ainda na infância, outras definem um objetivo já na terceira idade. Você pode começar a pensar logo após terminar a leitura deste artigo, mas só o tempo irá mostrar qual é o seu propósito na vida. Busque conhecer trabalhos voluntários, procure em seu círculo de amizades opções e defina o que quer fazer daqui para a frente para mudar sua vida, mas tenha sempre em mente que a persistência é a chave para uma vida plena e realizada.

Por: Rafaella Ehlke





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching