Como desenvolver a Inteligência Emocional

Aprenda a controlar seus sentimentos



A habilidade interpessoal e intrapessoal são duas das inteligências múltiplas e é neste ponto em que a inteligência emocional entra como forma de saber lidar com as próprias emoções e saber transmiti-las para os outros. Sendo assim, é extremamente importante para seu ambiente de trabalho e para sua vida saber compreender os seus sentimentos e inseguranças e torná-los meios construtivos para você.

Como desenvolver a inteligência emocional?

Todos temos um certo nível de controle sobre os sentimentos, alguns mais, outros menos como é o caso das pessoas diagnosticadas com o Transtorno da Ansiedade Generalizada. Por isso é importante saber se comunicar e entender seus sentimentos, para que a insegurança não evolua para uma patologia. O primeiro passo para o controle emocional é o autoconhecimento, entender seus limites e saber como lidar com as situações que saem de seu controle. Outro ponto importante é não deixar os sentimentos negativos dominarem sua vida, mas sim você deve controlá-los para que eles não controlem sua vida. Pensar antes de agir e evitar a tomada de decisão movida por um impulso, manter a calma e tentar encontrar equilíbrio em sua rotina.

Como lidar com a pressão

Entender que algumas coisas poderão sair do seu controle e saber lidar com o fracasso e as decepções de forma positiva é importante para conseguir controlar o estresse e a pressão gerados em sua vida seja pelo trabalho ou por outras áreas da sua vida. Ter autoconfiança é primordial para saber lidar com a decepção e ser resiliente, além de ter confiança e acreditar em si mesmo que é possível superar as adversidades de sua rotina sem perder a calma. No trabalho é indispensável saber lidar com a frustração por causa das atividades, prazos e estresse gerado, utilizar estes sentimentos negativos que podem surgir de forma eficaz será essencial para não se deixar abalar pelos problemas.

Saiba se comunicar

Saber controlar as emoções é diferente de não expressar suas emoções, para ter uma vida saudável é importante entender que você precisa sim demonstrar quando um comentário ou atitude não o agradaram. Algumas pessoas têm o costume de não demonstrar quando estão satisfeitas e ficam remoendo a situação por dias e quem muito guarda um sentimento poderá ser dominado por ele. No ambiente de trabalho é importante não se exaltar por pouca coisa, mas saber se comunicar e mostrar os pontos em que seus colegas podem evoluir. Quando um sentimento é suprimido e se torna recorrente, uma hora a pessoa que os guarda irá explodir e tudo o que estava guardado poderá vir à tona, causando maior estrago do que teria causado caso fosse debatido na hora em que aconteceu. Ter empatia e saber se colocar no lugar do outro é um passo importante para compreender seus próprios sentimentos, validar medos e inseguranças, além de dar a oportunidade de seus companheiros se expressarem em caso de opiniões divergentes é essencial para um bom relacionamento em qualquer área de sua vida.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching