Como identificar seu traço de caráter através do formato do seu corpo

O que você diria se eu contasse que consigo saber muita coisa sobre sua personalidade, apenas olhando para seu rosto e corpo?



Sim! Todos nós trazemos impresso no formato do nosso corpo quem somos, revelando através dele, nosso mundo interior, sentimentos, nossa personalidade, conflitos internos, medos, forças, desejos sufocados e até as coisas que tentamos esconder de nós mesmos, de forma inconsciente.

Por volta de 1920, Willian Reich, um médico psicanalista austríaco e que também estudou com Freud, percebeu que não bastava olhar apenas para os sintomas que os pacientes apresentavam e sim, olhar para eles como um todo, observando os sentimentos, os gestos, os comportamentos e o formato de seus corpos. A partir daí, Reich desenvolveu um procedimento técnico chamado de “Análise de Caráter”. 

Depois dele, vale ressaltar outro psicanalista, o pai da bioenergética, Alexander Lowen, que também trouxe grandes contribuições aos estudos de Reich. Segundo estes estudos, são cinco traços de caráter que nos descrevem.

Mas afinal, o que são traços de caráter e como eles atuam na nossa vida?

Traços de caráter são mecanismos de defesa que nossa mente e corpo criam como proteção a um estresse repetitivo, vivido em algum momento, entre a gestação e a primeira infância, gerando assim, um registro de bloqueio. 

Todos nós transitamos entre os cinco traços, porém, alguns se destacam mais do que outros, conforme a intensidade da dor vivida em alguma fase da infância. E antes que eu fale especificamente de cada traço, não se assustem! As nomenclaturas seguem fiéis as dadas por Lowen, e não significam transtornos de personalidade ou algum tipo de psicopatia. Cada traço traz consigo uma dor e um recurso. Então vamos lá!

  • O primeiro traço de caráter é formado ainda na gestação, o EZQUIZÓIDE. As pessoas com este traço predominante, tem o corpo mais esguio, magro, com ossos aparentes, podendo usar óculos. São mais retraídos e calados, não gostam de contato físico e parecem viver em um mundo à parte. Sua dor é a da rejeição e seu maior recurso é o da criatividade;
  • O segundo traço, surge no período da amamentação, chamado de ORAL. São pessoas em geral, com formas mais arredondadas, com grande necessidade de usar a boca, seja falando ou comendo. São mais possessivas e ciumentas, gostam bastante de contato físico, estar entre muitas pessoas e são extremamente dependentes.  Sua dor é a do abandono e seu maior recurso é o da fala e acolhimento;
  •  O terceiro traço, se forma na fase de descobrimento e exploração do que nos cerca, chamado de PSICOPATA. Pessoas com este traço, possuem um corpo que lembra um triangulo invertido. São bem articuladas, negociam muito bem, possuem tendência nata para liderar, gostam de holofotes, se preocupam muito com a aparência e preferem delegar o que fazer. Sua dor é a da manipulação e seu maior recurso é o da negociação;
  • O quarto traço, se forma no período de desfralde, chamado MAZOQUISTA. A pessoa com este traço predominante tem o corpo mais quadrado, remetendo a força e estabilidade. Analisa tudo com cautela, é detalhista, guarda tudo para si próprio para não fazer outros sofrerem, se esforça muito para pouco reconhecimento. Tem dificuldade de expressar seus sentimentos e faz de tudo para agradar. Sua dor é a da humilhação e seu maior recurso é o da constância; 
  • O quinto e último traço se forma na fase de descobrimento sexual, quando a criança começa a perceber a vida em pares. É chamado de RÍGIDO. Pessoas com este traço predominante, tem um corpo que lembra uma ampulheta. São competitivos, possuem bom gosto estético, não conseguem ficar parados e, por vezes, deixam coisas pela metade. São perfeccionistas, podendo ser orgulhosos e detestam ser enganados. Sua dor é o medo de ser trocado e seu maior recurso é o da agilidade e execução.

Obviamente que a descrição foi bem resumida, mas já vale de base para uma primeira autoanálise. 

Quando nos conhecemos bem, tudo a nossa volta melhora, seja em relacionamentos, na vida profissional e até os nossos problemas internos se tornam mais fáceis de resolver. Então, invista sempre em autoconhecimento! 

Para saber mais, siga nos acompanhando!


Valeria Machado

Analista Corporal e Comportamental

Especialista em Coaching e Desenvolvimento Humano, Analista Corporal e Comportamental. Telefone (42) 9 88187900  




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching