Como quebrar paradigmas e ter uma vida plena

Saiba mais sobre os paradigmas da sociedade e como superá-los para ter uma vida plena



Paradigma é um termo utilizado há muito tempo, proposto por Ferdinand Saussure para definir um signo linguístico e o relacionar aos elementos que formam um idioma. Neste sentido, o conceito de paradigma tornou-se um conjunto de componentes que podem estar presentes em um ambiente ou circunstância e podem, ou não, ser trocados por outros para preencher a posição que ocupam. Para a sociedade, paradigmas são vistos como um conjunto de regras pré definidos que as pessoas, ou seja, um modelo ou padrão a ser seguido para viver em sociedade.

O que são os paradigmas?

Neste contexto, os paradigmas servem como modelos e situações já existentes para que ao se deparar com tal problema possamos tomar uma posição ou adotar um procedimento em relação a este fato. Estas normas, ou paradigmas, são estabelecidos para definir limites de um grupo, normatizar a produção, além de determinar como os indivíduos devem se portar ou ter atitudes dentro de um limite para o melhor convívio com seus semelhantes. Se este é o seu primeiro contato com o termo, pode ser um pouco complicado de acompanhar a explicação, mas de forma simples a definição de paradigma é tudo aquilo que você sabe que é regra para o bom convívio, mesmo que não saiba o por quê.

Movimentos que buscam quebrar os paradigmas

Nos últimos anos há uma crescente expansão dos movimentos que buscam tornar a sociedade igualitária. O movimento feminista é um dos que buscam quebrar paradigmas impostos há muito tempo que limitam as mulheres, por exemplo, até a década de 1960 era um ato de desrespeito uma mulher ser beijada na rua e isso lhe dava o rótulo de não ser uma moça para casar, ainda na década de 60 o feminismo lutou pela liberação sexual e tornou o beijo em público algo aceito pela sociedade. O mesmo acontece com tantos outros grupos tidos como minoria na sociedade que buscam quebrar os paradigmas que os limitam perante a sociedade.

Quebrando paradigmas para ter uma vida plena e realizada

Deixando o viés científico do termo de lado, este artigo busca motivar todos a questionarem as regras estabelecidas pela sociedade que não se aplicam mais ao modelo atual de comportamento e que podem estar ultrapassadas. A quebra de paradigmas, como é bastante conhecido o termo, visa fazer com que as pessoas questionem tudo o que lhes foi passado como regras de convivência e que não possuem fundamento, para tal é preciso sair da sua zona de conforto e pesquisar mais a fundo sobre os assuntos que você busca desmistificar. Essa terminologia vem sido resgatada com a popularização do coaching e os profissionais buscam fazer com que as pessoas quebrem estes paradigmas que estão intrínsecos em seu comportamento para que possam alcançar suas metas e ter resultados extraordinários em suas vidas. Para tal, é importante sair de sua zona de conforto e mudar comportamentos e atitudes que possam estar o limitando, para isso é preciso coragem de enfrentar o novo e questionar o que está sendo imposto para a sociedade.

Por: Rafaella Ehlke





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching