Como treinar a mente para o momento presente?

Não é possível treinar a mente para o momento presente sem antes descobrir onde ela está.



A primeira coisa a se fazer para trabalharmos este assunto, é te tornar consciente de que saber que deve treinar a sua mente para o momento atual, não é o bastante para gerar qualquer transformação em sua vida. Quase ninguém aprendeu na escola sobre o funcionamento da mente humana, a formação da nossa personalidade, o porquê fazemos o que fazemos, e como gerar auto responsabilidade por nossos atos.

Não é possível treinar a mente para o momento presente sem antes descobrir onde ela está. E existem 2 estágios de resistência que podem te impedir de consumir este conteúdo de forma que gere alguma transformação em sua forma de ser.

1º Não saber que a mente pode estar no passado, no futuro ou no presente.

A maior parte da minha vida eu nem sequer havia me perguntado quem eu era, ou o que eu estava fazendo aqui. Quem eu era, estava colapsado com o que meus pensamentos diziam, com o que eu interpretava das coisas que aconteciam, com o que eu tinha ou não tinha. Eu não tinha consciência de que minha mente não estava no momento presente e nem que existiam tempos possíveis a se estar.

Talvez você não esteja neste estágio, porque está lendo este artigo aqui, mas é importante que tenha consciência dele se a sua intenção é apoiar alguém com este conteúdo.

2º Acreditar que já sabe tudo, mas ter que se esforçar para conseguir se manter no presente.

Costumo dar o exemplo do 8 ou 80. Viver nos extremos. O que eu experienciei, na prática é que para cada descoberta de base sobre quem sou e, porque faço o que faço, eu saia de um estado de resignação e partia para o outro extremo de uma ideia falsa de “autonomia da minha vida”, trazendo uma certa soberba. Você saberá se está neste extremo se estiver experimentando conversas internas que te dizem que você não precisa de mais nada, que não precisa provar nada para ninguém, que sabe o que merece e não aceitará menos do que isso, entre outras do tipo. Um espaço de necessidade de provar que está certa, fortalecer seu ponto de vista, ficar na defensiva, se proteger, impedir que te dominem ou te julguem.

Com o tempo, fui descobrindo que tanto um quanto o outro, são apenas dois lados de uma mesma coisa: resistir.

Depois de identificar em qual estágio está, o meu convite agora é para que você abra mão dele e se coloque em uma posição de curiosidade para a descoberta. Aqui está um lugar onde você pode se posicionar para que a transformação esteja disponível.

Considere agora que talvez você nunca tenha estado no momento presente de forma consciente e a partir deste contexto, vou compartilhar onde comumente a mente humana está antes de descobrir que pode escolher estar no agora.

Você desenvolveu a sua visão particular sobre como funciona o mundo em sua criação, nos primeiros anos de vida. Criou expectativas a partir de cada descoberta a partir das suas ações, por exemplo: “se eu chorar, recebo atenção. ” Até que pela primeira vez, entre seus 2 e 7 anos de idade, algo acontece que gera em você uma experiência de frustração, abrindo espaço para que você crie o que eu chamo de Fenômeno Ilusório da Falta, e é a partir daí que você deixa de estar no momento presente e passa a buscar obsessivamente algo para preencher este vazio.

As etapas para tornar possível que você treine a sua mente para estar no momento presente, são:

1º Descobrir que a está resistindo
É necessário descobrir o exato momento em que algo aconteceu que te gerou a ilusão de falta e o que decidiu para preencher este vazio. Somente assim, descobrirá que, na verdade, nunca faltou nada em você.

2º Abrir mão do que está buscando satisfazer
Agora, o peso que estava aí reforçando a sensação de nunca ser o suficiente, desaparecerá e você poderá abrir mão de qualquer fim para seus comportamentos, a não ser a real autenticidade.

3º Criar uma nova forma de ser
Você será capaz de escolher quem será assim que abrir mão do passado. Criará uma nova versão de si. Se escolher ser leveza e paz mental, por exemplo, estará disponível.

4º Fortalecer sua nova forma de ser
Você se pegará muitas vezes, voltando a agir de forma automática. É necessário que repita os 3 estágios anteriores cada uma dessas vezes e escolher honrar a sua criação, ou seja, agir a partir da sua nova versão.

Até descobrir o que te limita, você agirá como refém ou fuzileiro. Se defendendo ou atacando. Depois, se tornará a própria plenitude.

 

Kamilla Del Monte

Programadora Neurolinguística e Hipnóloga

https://www.instagram.com/kamilladelmonte/





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching