Como utilizar as inteligências múltiplas a seu favor

Aprenda a desenvolver as inteligências múltiplas



O processo de aprendizado varia de pessoa para pessoa: algumas adoram fazer resumos e estudar teorias, outras têm mais facilidade com resoluções de questões e aplicar a teoria na prática. Nos últimos anos ficou evidente que o ensino regular estava apresentando algumas falhas e os estudantes precisaram encontrar um jeito novo de aprender e conseguir acompanhar o ritmo, principalmente nas universidades. Ao contrário da Inteligência Emocional, que é a capacidade de compreender seus sentimentos, as Inteligências Múltiplas são as inteligências que uma pessoa pode desenvolver ao longo de sua vida. Confira a seguir mais sobre este assunto fascinante e saiba como utilizar as dicas a seu favor.

Quando surgiu a Teoria das Inteligências Múltiplas?

Em 1983, a Teoria das Inteligências Múltiplas proposta por Howard Gardner foi revolucionária para mudar a forma como as pessoas percebiam a própria inteligência. Esta teoria vai contra o ensino regular e mostra que a educação deve compreender todas as inteligências para atingir o máximo de estudantes e sem deixar alguns para trás. Para o estudioso, as pessoas podem possuir oito tipos de inteligência e estes devem ser cultivados para aumentar a capacidade de relacionamento e aprendizado. Assim como ter controle sobre a sua inteligência emocional, é indispensável compreender qual das inteligências múltiplas se aplica ao seu caso e poder fazer uso desta facilidade durante o aprendizado.

Quais são as inteligências múltiplas?

Para o professor de Harvard, Howard Gardner, existem oito tipos de inteligências: Lógico-Matemática, Espacial-Visual, Verbo-Linguistica, Interpessoal, Intrapessoal, Naturalista, Corporal-Sinestésica, Musical. Estas inteligências e facilidades devem ser consideradas na hora da escolha da profissão, pois é interessante utilizar algo que você tem facilidade no aprendizado para alavancar sua carreira. Por exemplo, as pessoas que possuem a inteligência Lógico-Matemática – que é aquela voltada para as conclusões baseadas na razão, capacidade de resolução de problemas baseados na lógica e matemática, fazer cálculos e detectar padrões, costumam escolher profissões que utilizem estas capacidades como é o caso dos engenheiros, contadores, analistas, cientistas e estatísticos. Já as pessoas que possuem uma percepção visual mais aguçada, como é o caso dos que têm a inteligência espacial-visual, costumam seguir as áreas voltadas para a fotografia, arquitetura, designers, artistas e escultores.

Como aprender utilizando a teoria das inteligências múltiplas?

Apesar do que se acredita, as inteligências múltiplas não são uma forma nova de aprender ou conseguir novas habilidades. Esta facilidade no aprendizado é intrínseca da pessoa e todos têm os oito tipos de inteligência múltipla, porém alguns possuem mais afinidade com determinado tipo de aprendizado. Para Gardner estes níveis de aptidão variam e o aprendizado não precisa ser apenas na inteligência que a pessoa possui de forma mais evidente. Existem na internet alguns testes que buscam ajudar as pessoas a se conhecerem e visualizarem quais são as inteligências múltiplas mais evidentes em sua personalidade e assim conseguir encontrar um meio de aprendizado mais relevante para seu caso, neste ponto o autoconhecimento é essencial para a caminhada do aprendizado. Não existe uma inteligência melhor do que a outra e todas podem ser suas aliadas no aprendizado, além de realizar grandes feitos, basta conhecer os pontos em que você tem mais facilidade e utilizá-los a seu favor.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching