Conversando com um especialista!

Você sabe mapear processos? Nestes tempos digitais, tudo ficou muito mais fácil.



O impulso para escrever este artigo veio de uma conversa com um especialista que aqui chamaremos de JOTA CARPINTER. A sua especialidade é a carpintaria. http://www.zemad.com.br/diferenca-entre-marcenaria-e-carpintaria/ 

Toda e qualquer função, atividade, operação, ação e assim por diante tem o seu processo, que está dividido em pequenas partes que chamaremos de passos.

05 (cinco) coisas simples, mas de grande relevância em tudo, veremos neste artigo:

Conhecer os passos

Nestes tempos digitais, tudo ficou muito mais fácil. O que aumentou, também, os riscos de acessarmos algo que, ao invés de nos levar as respostas que queremos, termina nos dispersando.

Como muitos, hoje, têm acesso à internet, conhecer a maioria dos processos, quer sejam comerciais, industriais, de serviços etc. se tornou possível através de alguns poucos click’s.

Aprender os passos

Consideremos algo pouquíssimo comum. O zelador não pode comparecer ao trabalho e, de uma forma inacreditável, o gerente resolve substitui-lo. Então, ele liga para seu colega zelador que está em casa impossibilitado de ir ao trabalho e colhe todos os passos da limpeza e parte para execução.

Essa hipótese, apesar de ser uma situação rara, é totalmente plausível. Esse gerente já demonstrou uma virtude muito importante (humildade) ao ter se disposto a substituir seu colega subordinado, zelador. A pergunta aqui é qual (is) outras virtudes (valores) ele precisará demonstrar para levar esta atitude até a execução, de fato?

Executar os passos

Caso o gerente citado acima tivesse que substituir o nosso JOTA CARPINTER, ele precisaria de humildade, mas, dependendo da tarefa que o carpinteiro tivesse que executar naquele dia, ele poderia precisar de qualificação técnica adequada.

Outra coisa que ele iria precisar seria das ferramentas adequadas. Caso as ferramentas utilizadas pelo carpinteiro fossem de uso exclusivo do mesmo, o gerente teria que conseguir acessá-las.

Conhecer, aprender e executar, que aqui estamos vendo como passos, se tornarão processos que também serão divididos em passos.

Mapear os passos 

A importância do mapeamento ou roteirização se confirma quando ocorre as situações citadas e outras em que se faz necessário que alguém execute algo em substituição ao titular.

Há funções que, devido às exigências legais, não podem ser executadas por pessoas que não estejam devidamente habilitadas e autorizadas.

Por mais que haja manuais de normas e procedimentos disponíveis, há casos que somente aquele profissional poderá executar aquela função.

Outro fator, quanto ao mapeamento, é que há operações tão simples que não necessitam de registros documentais, podendo ser utilizado o registro mental. No entanto, há sempre o risco de não haver condições favoráveis para a transmissão dos passos.

Registrar os passos

A indicação de manter as instruções (passo a passo) registradas, por mais simples que sejam, é que para cada passo existe a utilização de ferramentas, materiais, medidas, e assim por diante, que compõem a execução dos passos.

Outro fator, é que há situações em que a aplicação de um checklist contribui sobremaneira para evitar a má execução. Nesses casos, não somente ter os passos registrados é importante, mas, também, dispor de um formato adequado para a ticagem digital ou impressa de cada passo. 

 

Consideramos todos, cada um na sua função, como um especialista. O zelador, é um especialista na limpeza. Há pontos aparentemente simples quanto ao asseio de um ambiente que somente um dedicado e zeloso zelador, domina. Assim também o é, nas chamadas funções mais relevantes.

Osmar Marinho

OSMARNATUS CONSULTORIA


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching