Coragem, Planejamento e Aprendizado em tempos de Crise

Exercitando o planejamento de maneira simples, rápida e efetiva



Coragem (do latim coraticum, do francês cor-age[1]) é a capacidade (muitas vezes tida como virtude) de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Deve-se notar que coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar deste. O contrário da coragem é tido normalmente como covardia.

CORAGEM 🡺 COR – AGE 🡺 COR – entende-se CORAÇÃO e AGE – entende-se AÇÃO.

O que temos que aprender e praticar com essa reflexão, principalmente em tempos inóspitos como esses atuais?

O seu coração há tempos foi considerado um agente enganoso, ledo engado, ele é a mais potente ferramenta que você deve fazer uso. Quando fazemos bom uso dele, podemos mudar nossa fisiologia, criamos uma boa vibração interna que impacta positivamente todos os órgãos e nos fortalece, criando assim uma boa sensação e nos tornando mais corajosos.

Quando respiramos conscientemente e não de maneira automática, levamos atenção através da respiração para o coração, praticamos o senso de estar presente no momento, isso desperta a coragem, e nos dá capacitação, física e metal, para enfrentar quaisquer desafios, mesmo em tempos difíceis.

E com a coragem, que é o combustível para superar os medos e incertezas, podemos assim falar do planejamento.

Com o planejamento tudo se torna possível, mas saiba, planejar não é garantia, não é certeza e nem é controle de nada que se encontra além do nosso poder, ou seja, você tem que planejar e controlar unicamente suas emoções e ações que cabe a você. Eu não tenho bola de cristal para prever o futuro, como ficará a economia, a saúde mundial…

Porém, posso visualizar, intencionar e agir, colocando em prática o que está ao meu alcance, me dedicando ao máximo e me perguntando constantemente com coragem: – Estou fazendo o meu melhor, para ter tudo aquilo que planejei?

Como exercitar o planejamento de maneira simples, rápida e efetiva?

Sempre antes de dormir, faça essas atividades conforme este exemplo:

Descreva cinco ações que você realizará no dia de amanhã, que irão lhe aproximar de sua meta.

Crie antes de dormir, visualizações do dia seguinte, como você gostaria que acontecesse, e sinta dentro de você como já tivesse acontecido.

Experimente por 21 dias esse simples exercício, una com a suas práticas usuais de planejamento e perceba a sua otimização do tempo de produtividade.

Coragem, planejamento naturalmente nos faz navegar em mares infinitos do aprendizado, pois com reflexões, respirações, controles internos a gente adquire novos níveis de aprendizado, colocando todas as experiencias em prática, fazendo ajustes diários de rotas e nos tornando a cada dia uma nova versão de nós mesmos, cada dia melhor.

Quando criamos esses hábitos saudáveis, inevitavelmente você acaba acessando novos níveis, evoluindo em todas áreas de sua vida, seja no âmbito profissional ou pessoal.

O homem sem temor, motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante. Coragem é a confiança que uma pessoa tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida.

Assim, naturalmente, os resultados se tornam mais evidentes, positivos e tangíveis, te proporcionando mais CORAGEM, te capacitando e melhorando seus PLANEJAMENTOS e ampliando seus APRENDIZADOS.

A partir de já, você inicia um ciclo virtuoso na sua vida de autoconhecimento, de ações estratégicas praticadas, com mudanças continuas para melhor, você passa a otimizar seus recursos e assim tem resultados contínuos e consistentes.

“Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo.” – NELSON MANDELA


GUSTAVO HOHENDORFF

Reprogramador Comportamental Positivo

Gustavo Hohendorff é uma pessoa contagiante. Traz luz e boas vibrações por onde passa. Graduado em Administração de Empresas e Marketing, com mais de 25 anos de experiência na área Marketing e Vendas nas maiores empresas da indústria farmacêutica mundial e de nutrição esportiva. Treinador comportamental, palestrante, consultor, escritor e colunista de revistas, foi professor de pós-graduação em Administração de Empresas da FGV, desde 2006. Atualmente é Mestrando em Science in Business Administration, pela Florida Christian University. Acredita que na vida tudo é dádiva e oportunidade e que qualquer acontecimento pode trazer, sempre, três presentes para a vida de quem o recebe. • Autor do livro “Pequenas Atitudes Grandes Vitórias” e do livro “Introdução à R.C.P.” • Coautor dos livros “Competências Profissionais” e “Coaching Cinema e Pipoca 2” • Faixa-preta de Jiu jitsu amante de atividades esportivas, um incentivador e praticante da vida saudável.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching