Disciplina e aproveitamento do tempo

Dicas para se manter disciplinado e aproveitar melhor o tempo.



Chegamos em um momento da vida em que percebemos que um dia com apenas 24 horas se torna impossível de realizar tudo o que planejamos. Por
outro lado, ao ver que algumas pessoas conseguem realizar bem mais tarefas e em menos tempo acaba sendo frustrante. O que não percebemos é que
algumas pessoas trabalham com disciplina, foco e sabem aproveitar bem melhor o seu tempo e que além de dar conta de todas as atividades planejadas conseguem algumas horas para lazer e dedicar um tempo para si.

Como me tornar mais disciplinado?

Quando buscamos uma fórmula para a disciplina a resposta é unânime: não existe. O que você precisa saber é que a disciplina é algo que se trabalha com o tempo, não há uma fórmula mágica para isso e ninguém nasce disciplinado por natureza. Com o tempo, as pessoas percebem que se dividirem seu tempo e se dedicarem exclusivamente para uma tarefa, isso acaba se tornando um hábito e com o passar do tempo acaba se torna automático.

O que posso fazer para aproveitar melhor meu tempo?

É importante ter em mente que o aproveitamento do tempo não é se dedicar exclusivamente para uma tarefa até a exaustão, mas sim ter pausas calculadas para descansar a mente, mas retomar a tarefa sempre focado para completá- la. Definir metas e objetivos é extremamente importante desde que estes sejam razoáveis e sem muita pressão, já que isso poderá desestabilizar seu emocional e consequentemente prejudicar no foco da realização do que se propôs.

Passos para organizar melhor seu tempo

  1. Definir metas e objetivos a serem alcançados.
  2. Deixar de lado todos os comportamentos que desviam seu foco como,
    por exemplo, redes sociais e sites em geral.
  3. Planejar as atividades, seus respectivos horários e mentalizar o que
    precisa fazer para manter esta rotina. Caso não consiga manter a
    programação, não se cobre muito, pois é normal não conseguir
    completar as tarefas da primeira vez.
  4. Se recompense depois de cada objetivo alcançado e se motive a manter
    a disciplina.
  5. Deixe de lado os pensamentos negativos como “não vou conseguir” e “é
    muito difícil”.
  6. Peça para familiares e amigos ajudarem a se manter focado, mas sem
    exageros, afinal, você precisa descansar também.
  7. Tire um dia de folga para realizar todas as atividades que abdicou
    durante a semana e relaxar.

Como manter uma rotina disciplinada e saudável

É importante deixar claro que uma rotina disciplinada precisa estar em sintonia com uma vida saudável. Algumas pessoas querem deixar sua vida
extremamente regrada e acabam desenvolvendo doenças como, por exemplo, o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Então, antes de mais nada, veja quais são as necessidades de seu corpo e mente como a alimentação, horas suficientes de sono, descanso físico e mental, exercícios físicos, horas para passar com a família e para o lazer, pois além de realizar as tarefas e organizar seu tempo é de extrema importância estar saudável.

 

Equipe Inspirando Sucesso


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching