Elon Musk e a arte de aprender rápido

Dicas de Elon Musk para um aprendizado rápido



Agora que vocês já conhecem um pouco mais sobre a trajetória do empreendedor Elon Musk, sua forma de gerenciar as empresas e tornar seu dia mais produtivo, apresentamos as dicas do visionário para conseguir melhorar sua capacidade de aprendizado. Musk gosta de ler desde a infância e isso o ajudou a ter disciplina para mecanizar o aprendizado, ler mais de dois livros ao mesmo tempo faz com que o cérebro acostume a receber informações diversificadas e assimile com mais facilidade. Confira a seguir outras dicas para potencializar seus estudos com base nos ensinamentos do CEO da Tesla Motors.

Como aprender mais rápido?

De acordo com uma entrevista dada por Musk em 2015, o empresário considera o conhecimento como uma árvore semântica, para ele é importante compreender os princípios básicos do assunto e assim entrar nos detalhes, considerados as folhas do assunto, para que este possa ser assimilado e entendido em sua totalidade. Esta filosofia de aprendizado foi, primeiramente, descrita por Aristóteles na frase “primeira base da qual uma coisa é conhecida”, ou seja, busque as informações mais importantes sobre o assunto e assim que dominá-las, procure conhecer os detalhes e aperfeiçoar seu conhecimento.

Todos os conhecimentos estão interligados

Elon Musk é um empresário que conta com empresas nos mais diversos ramos de atuação e seu conhecimento é aplicado em todas as áreas, sem distinção. Isso se deve ao pensamento de que tudo está conectado e o conhecimento poderá ser transferido e adaptado para qualquer área. Esta conexão fica bem clara ao verificar que o que o empresário aprendeu em design, engenharia, software e tecnologia pode ser facilmente adaptado para a SpaceX, sua indústria aeroespacial. Outro ponto importante na história de Musk é que o empresário não fica estagnado em seus estudos e trabalho, ele é um especialista generalista, uma pessoa que conhece muito sobre vários assuntos e sempre está em busca de mais conhecimento que possa ajudá-lo pessoalmente e profissionalmente.

Como aplicar essas dicas em minha rotina?

Independente do seu propósito, se é para estudos ou profissionalmente, é importante que você tenha em mente que a rotina regrada irá ajudar a longo prazo e evitar procrastinar fará com que se adapte mais rapidamente. Outro ponto é definir o foco de seu estudo e desconstruir o assunto em partes pequenas, chegando ao princípio fundamental, então ao dominar estes conceitos, ir procurando mais informações e detalhes para agregar conhecimento no assunto em questão. Caso seja um assunto que você não tenha conhecimentos, é importante procurar opiniões diversificadas e explorar todas as abordagens já existentes sobre o assunto, com este material você poderá comparar e colocar em contraste todas as informações, o que irá ajudá-lo a definir os princípios fundamentais. Apesar de procurar materiais diversificados sobre um mesmo tema, é importante manter o foco no assunto e não procurar informações e detalhes demais para não confundi-lo na hora de compreender e assimilar o assunto. Apesar de não sabermos exatamente como funciona o processo de aprendizado de Elon Musk e seu segredo para o sucesso, estas dicas são interessantes para potencializar sua capacidade de aprendizado e assimilar o conteúdo e poderão ser adaptadas em sua rotina.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching