Elon Musk e o segredo da produtividade

Elon Musk ensina quais são as mudanças necessárias para ter uma rotina mais produtiva



Quando se buscam notícias sobre Elon Musk, uma das palavras que mais aparecem sendo associadas a seu nome é produtividade. Como é possível ser CEO de duas grandes empresas, ter trabalhos sem fins lucrativos e ainda sobrar tempo para cuidar da família? Em suas entrevistas, Musk deixa claro que trabalha todos os dias e se divide entre as empresas, para conseguir gerir as duas como se deve, além de ter tempo para os filhos e aproveitar sua casa em Los Angeles. Confira a seguir algumas das dicas que o empreendedor deu em suas entrevistas para melhorar a produtividade e conseguir ter tempo para todas as atividades.

Reuniões são importantes?

Para Musk, as reuniões são apenas para resolver assuntos que não seriam decididos por um e-mail ou telefonema. O encontro deve acontecer e seus participantes devem ser indispensáveis nesse momento, além de agregar valor ao encontro. Deve-se evitar reuniões muito longas para que não se perca o foco do encontro, além de não marcar reuniões frequentes, a não ser que seja para tratar de um assunto urgente. Quando percebe que a reunião perdeu o foco e não tem nada para acrescentar, ele faz questão de se retirar, afinal, não tem tempo para perder.

Aprenda a se comunicar

Para o empresário, palavras e siglas devem ser evitadas, pois isso atrapalha a comunicação entre seus funcionários. Na Tesla, por exemplo, ele afirma que não quer que os colaboradores tenham de memorizar um glossário apenas para executar suas funções na empresa. Comunicação é a chave para a produtividade, Musk faz questão de se comunicar com seus colaboradores independente da hierarquia de forma igual. Caso seus gerentes busquem impor a hierarquia de poder, poderão perder seus empregos, já que a fraca comunicação entre os departamentos é um dos maiores problemas das empresas da atualidade.

Mantenha o foco

Em qualquer atividade que você se propõe a realizar é importante manter o foco, desde reuniões até a resolução de problemas é importante pensar apenas nisso e chegar a uma solução. Por exemplo, Elon Musk divide seus dias de trabalho entre suas empresas em ascensão, a SpaceX que é fabricante de foguetes e a Tesla, que fabrica carros elétricos, o CEO divide sua semana para trabalhar nas duas empresas, além de dedicar parte de um dia para uma fundação sem fins lucrativos. Apesar de Elon Musk trabalhar entre 85 e 100 horas semanais, você poderá seguir seus ensinamentos e ser mais produtivo, mesmo que não tenha a mesma carga horária de trabalho que o empresário, basta ser assertivo em suas decisões e dedicar seu tempo inteiramente para o objetivo a ser conquistado, além de motivar sua equipe a fazer o mesmo e dar suporte para as suas ideias. Manter uma boa equipe é extremamente importante, deixar os colaboradores motivados é indispensável para uma empresa decolar. Por exemplo, a SpaceX conta com um time de 6 mil colaboradores e destes, 98% aprovam Elon Musk como CEO, pois apesar de parecer rude em suas atitudes, sua gestão faz com que a empresa tenha um bom posicionamento no mercado e cresça todos os dias.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching