Evoluir ou Crescer?

Atitude para assumir o controle da sua vida. Por que fomos tão acostumados a usar essa palavrinha?



Por que fomos tão acostumados a usar essa palavrinha tão pequena, porém tão poderosa, que contém tanta energia de exclusão?

De que palavrinha eu estou falando? Do OU, conjunção que indica alternativa, mais de uma opção; uma coisa em detrimento de outra; em que há dúvida, oposição: vencer ou morrer. Indica possível substituição de uma coisa por outra ou outras: remédio por via oral ou por via venosa. Indica uma explicação dada de outra maneira; isto é, ou seja: a arte da poesia ou a poética.

Ela vem do Latim AUT, ou se não, de outra forma, pelo menos, pelo contrário, e esse “AUT” no latim nos lembra o OUT no inglês né, que significa: fora, para fora, de lá fora, longe, excluído, apagado, nocauteado.

E o que essa conjunção OU tem a ver com essa minha reflexão, EVOLUIR OU CRESCER?

Já falaremos disso, porém antes de abordarmos o tema, ainda temos que entender o conceito nocivo que está inserido nesta poderosa palavrinha OU. Me conta: você alguma vez já pensou sobre o fato desta simples conjunção ser tão danosa?

Meu papel aqui não é ser o dono da verdade, muito menos julgar, meu papel aqui é apenas trazer um pouco mais de luz para tantas informações que recebemos desde nossa primeira infância, que fica muito bem guardada em nosso inconsciente e impacta diretamente nossa vida hoje em dia. E esses impactos acabam afetando diretamente nossos resultados em todas as áreas de nossas vidas.

E o que a conjunção tem com isso??? De maneira bem simplória vou lhe fazer refletir sobre quantas vezes na vida você ouviu, coisas assim: Faça a lição de casa OU ficará de castigo; Escolha isso OU aquilo, não dá para querer tudo né; Islamismo ou Cristianismo; Budismos ou Hinduísmo; Quem é o melhor do futebol Fulano OU sicrano; Rico OU Pobre; Bonito ou Feio; Alto ou Baixo; Capitalismo ou Socialismo; e assim se vai…

Olha o OU excluindo, decidindo, sentenciando, criando até guerras. Para que tanta exclusão? Isso só nos limita, só nos segrega, só cria confusão… consegue SENTIR isso?

Então vamos lá, o que podemos fazer para minimizar o impacto dessa conjunção alternativa? Usando uma palavrinha, ou melhor, uma letrinha muito mais poderosa, que é a conjunção aditiva, mais conhecida como E… Simples assim: cristianismo e islamismo; capitalismo e socialismo; rico e pobre; Pelé e Maradona…

Deu para entender aonde quero chegar com essa breve reflexão? Posso estar até parecendo meio “esotérico” ou até mesmo meio utópico, mas não é. Só defendo pensar dessa maneira para grande maioria das situações, digo grande maioria, pois justamente busco aqui o equilíbrio e não o radicalismo, sendo assim haverá momentos em que o OU sim será útil e benéfico.

O exercício então é se pensarmos em inclusão, em parar de segregação, pensarmos em respeito e integração, a palavrinha OU ficará cada vez mais em desuso, faz sentido para você?

Então vamos lá, CRESCER OU EVOLUIR?

Crescer na minha modesta opinião é ficar maior, está ligado a algo mais tangível e mensurável: crescer a conta bancária, crescer meus músculos, crescer o número de seguidores… Crescer é aumentar, elevar, ascender, subir. Vem do latim CRESCERE que significa aparecer, surgir.

Evoluir é ficar melhor, ou seja, está relacionado a coisas intangíveis: evoluir é transformar, progredir, envolver, modificar. Vem do latim EVOLUERE que significa desenrolar, desdobrar alguma coisa se tornar melhorado.

Podemos então entender que, devemos na verdade CRESCER E EVOLUIR em todos sentidos de nossa vida, porque não há exclusão nesse processo, pelo contrário há muita adição, pois quanto mais EVOLUO, mais oportunidade tenho de CRESCER e vice-versa.

Reflita sobre essa passagem, entenda que não é sobre mim ou você, mas sobre nós, sobre eu e você, desta forma, fica muito mais claro o conceito que somos seres vivos dentro de um grande ser vivo, que necessita da harmonia de todos para CRESCER E EVOLUIR.

O que te fez refletir esse texto? Irá pensar 2x ao usar conjunções alternativas, as usando com atenção para que não provoque segregação, brigas… Um ponto de vista é apenas a vista de um ponto, se permita antes de reagir ver outros pontos de vistas, sendo cada dia menos crítico, julgador ou (rsrs aqui cabe né) excludente, se permita ter mais bom senso, seja mais analítico veja sempre se existe a possibilidade de incluir ao invés de excluir… Com a pratica desta atividade poderemos ter cada dia menos brigas, confusões, separações e poderemos aos poucos começar a criar uma sociedade que CRESCE E EVOLUI positivamente, saudavelmente e muito mais harmoniosa…

Gostou dessa reflexão, faz sentido? Me deixe saber suas percepções.

Adquira meus livros:


Pequenas Atitudes, Grandes Vitórias

Introdução à RCP – Reprogramação Comportamental Positiva


GUSTAVO HOHENDORFF

Reprogramador Comportamental Positivo

Gustavo Hohendorff é uma pessoa contagiante. Traz luz e boas vibrações por onde passa. Graduado em Administração de Empresas e Marketing, com mais de 25 anos de experiência na área Marketing e Vendas nas maiores empresas da indústria farmacêutica mundial e de nutrição esportiva. Treinador comportamental, palestrante, consultor, escritor e colunista de revistas, foi professor de pós-graduação em Administração de Empresas da FGV, desde 2006. Atualmente é Mestrando em Science in Business Administration, pela Florida Christian University. Acredita que na vida tudo é dádiva e oportunidade e que qualquer acontecimento pode trazer, sempre, três presentes para a vida de quem o recebe. • Autor do livro “Pequenas Atitudes Grandes Vitórias” e do livro “Introdução à R.C.P.” • Coautor dos livros “Competências Profissionais” e “Coaching Cinema e Pipoca 2” • Faixa-preta de Jiu jitsu amante de atividades esportivas, um incentivador e praticante da vida saudável.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching