Física quântica e espiritualidade: Equilíbrio entre fé e ciência

Dois universos considerados antagônicos estão se tornando mais próximos



Física Quântica é a parte da física que estuda a interação e comportamento da matéria e da energia a nível de partículas subatômicas, este ramo serve para explicar o átomo e sua estrutura, as propriedades e a composição da matéria em suas formas, podendo explicar a origem do universo assim como sua evolução e o mundo em que vivemos.

Este é um estudo de probabilidades, no mundo quântico nada pode se dizer de forma exata, sendo impossível ter certeza de onde algum objeto se encontra ou até mesmo sua trajetória e velocidade. Esta forma de se interpretar o que está visível e invisível pode se relacionar com a espiritualidade, uma vez que a fé muitas vezes se mantém no mundo invisível e em crenças imateriais. 

Por sua vez, a ciência como estudo é dominada pelas teorias e comprovações, muitos cientistas passaram anos tentando provar suas teorias para então serem reconhecidos no campo científico. Portanto a aproximação da física quântica e da espiritualidade é um passo extremamente importante para levar à reflexão e despertar ideias a respeito de sua relação. Muitos livros já foram publicados sobre o assunto que se tornou mais debatido nos últimos anos, porém na década de 70 o físico Fritjof Capra já iniciava esta abertura entre mundo acadêmico e o relacionando ao mundo espiritual. 

O Budismo é uma religião que demonstra essa conexão entre ciência e fé, seus adeptos buscam transcender a matéria e se conectar ao mundo espiritual buscando o autoconhecimento. Para Dalai Lama a conexão entre espiritualidade e física quântica é evidente, pois todos os átomos que nos compõem trazem parte da antiga tela que formou o universo no passado. A filosofia budista busca fazer o bem, evitar o mal e cultivar a própria mente, buscando sempre o fim do sofrimento e o entendimento da realidade (Nirvana). 

Nesta linha de raciocínio podemos considerar a nossa mente como quântica, uma vez que todos os seres vivos são formados de matéria e energia. Nossos pensamentos, comportamentos e emoções também fazem parte do ser, porém não são visíveis e têm o poder de transformar a nossa realidade, além de serem fontes de possíveis bloqueios e sofrimento. Portanto esta relação entre meio físico e espiritual leva a reflexão do quanto a energia liberada pelos sentimentos e pensamentos podem alterar e atrair as situações que passamos em nossas vidas. 

A ciência busca a comprovação do que é proposto, já a fé é algo que não podemos ver, então o equilíbrio entre a fé e a ciência é o que precisamos cultivar na vida. Uma vez que algumas situações acontecem sem ter previsão ou qualquer comprovação, porém delas sairão a evolução e o aprendizado. O mesmo vale para nossa trajetória em vida, que vai muito além do que vemos, conquistamos e vivemos no mundo material, mas sim a realidade não é apenas isso, existem muitos outros caminhos que não vemos, ouvimos ou sentimos com nossos sentidos físicos, portanto é importante haver esse equilíbrio entre fé e ciência para viver plenamente.

Equipe ILC


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching