Há como aplaudir um desempenho negativo?

É melhor a vaia sincera do que aplauso falso



A frase tema deste artigo, se encontra no meu livro ‘CHAMADO PARA VENCER” escrita de outra forma.

Acordei um pouco mais cedo e me veio à mente alguns feedbacks (opiniões, comentários, etc.) que ouvi no dia anterior. A maioria foi boa. Comecei a pensar e fui levado a essa frase: Não há como aplaudir um desempenho negativo.

Na abordagem, estou tratando de reconhecimento como um dos pontos do capítulo motivação do referido livro.

A realidade é que aplausos e vaias são formas de manifestar avaliação. No livro F.O.C.C.O., publicado e distribuído no formato digital, ainda no original, apresentamos o que chamamos de circulograma que traz 07 (sete) compromissos: Com o modelo, metas, métodos, ações, avaliações, méritos e melhorias.

Neste artigo, estaremos dirigindo nosso olhar (foco) para as avaliações. Trataremos de uma forma básica, como ocorrem as avaliações e quais as suas consequências.

Como vocês já sabem, os meus escritos têm pouca fundamentação teórica, mas um forte embasamento prático. Neste artigo não será diferente.

O texto a seguir, um dos mais lidos entre os que escrevi, nos ajudará a caminharmos nesta breve reflexão.

A vida é uma estrada sinalizada. Siga as placas do seu destino.

Na vida temos muitos destinos, ou seja, objetivos. Lugares, posições, situações, etc., que queremos chegar, ou chegaremos independente do nosso querer.

Para cada um desses destinos, teremos uma estrada, um caminho, uma pista, um trajeto, etc., neles, haverá formas de sinalização que chamaremos de placas.

Existem as estradas com placas, que são facilmente identificadas e interpretadas, não necessitando de uma visão apurada. Outras, já exigirão uma sensibilidade maior dos sentidos, para que haja uma percepção adequada que nos mantenha na direção do nosso destino.

Todo destino, está intimamente ligado ao tempo (prazo). Há destinos imediatos, de curto, de médio e de longo prazo. Precisamos conciliar no nosso dia a dia cada um desses destinos.

Há objetivos que são alcançados no mesmo dia, outros serão alcançados com uma semana, com um mês, com um ano, ou, até mesmo, em vários anos.

Uma das placas, de grande importância, na estrada da vida, sem dúvida, chama-se: TENDÊNCIA.

Quais tendências são percebidas, hoje, nas diversas áreas de nossas vidas? Nas áreas: espiritual, física, financeira, emocional, intelectual, profissional, empreendedora, etc.

Exemplificando: Se hoje estou fazendo um curso a tendência é que em breve eu me qualifique em alguma coisa.

Se alguém está solteiro e tem um compromisso sério com outra pessoa a tendência é que se case.

Se uma mulher está gestante a tendência é que em breve dê à luz a um bebê, etc.

Então, a tendência está diretamente ligada ao nosso presente, ou seja, aquilo que estou plantando e cultivando, hoje, é o que colherei amanhã.

Voltando à questão dos aplausos e vaias, ou seja, das avaliações e considerando o texto lido, podemos trazer como exemplo a forma de avaliação dos agentes de transito.

Entendemos que quando uma via é construída, ela é avaliada pela engenharia de tráfego e em função disso, sinalizada. Essa sinalização tem como objetivo prevenir ações dos usuários que venham causar-lhes danos, em primeiro lugar.

Em seguida, a sinalização tem como objetivo estabelecer regras que são regidas pela lei de trânsito, que não cumpridas e havendo uma autuação, ou seja, um flagrante por parte do agente de trânsito, há uma punição correspondente.

A realidade é que ninguém gosta de ser parado por um agente de transito e muito menos de ser multado (avaliação negativa ou, o que podemos chamar de vaia). No entanto, não se pode aplaudir, ou seja, premiar, um desempenho negativo.

Assim, também, é na estrada da vida que inclui todos os tipos de relacionamentos.

A nossa preparação adequada nos dará quase sempre condições de reagirmos corretamente, tanto nos aplausos quanto nas vaias que recebemos.

Assim, também, procedendo na hora de aplaudirmos e de vaiarmos.

Como vemos nos sete (07) compromissos para o sucesso, o compromisso que vem após as avaliações, são com os méritos.

Se não somos capazes de avaliar adequadamente, por certo, não daremos os méritos (reconhecimentos e recompensas) devidamente, nem aos outros e nem mesmo a nós.

Para encerrar vamos pensar sobre o pequeno trecho a seguir:

Há uma ilustração que circula na internet, de um caçador que tinha uma raposa de estimação.
Este caçador saia e deixava seu bebê com a raposa.
O vizinho vendo aquilo, disse que era perigoso e que algum dia quando voltasse a raposa teria comido aquele bebê.
O caçador defendia a raposa dizendo que ela era amiga e dócil.
Até que um dia quando chegou em casa, encontrou a raposa com a boca toda suja de sangue.
Imediatamente, o caçador entrou em desespero e deu uma machadada matando a raposinha.
Quando entrou no quarto viu o bebê vivo e tranquilo e ao lado do berço uma grande cobra morta pela raposa.
Infelizmente, o caçador não esperou a constatação dos fatos reais e reagiu precipitadamente, sem que pudesse voltar atrás.

Fonte: Vídeo no Youtube O Lenhador e a Raposa, de André Gonzaga

Enfim, avaliação errada, atitude desastrosa, consequência irreversível.


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching